Motoristas reclamam de buracos em estrada na região do Campo Limpo
Matheus Herbert, da Grande S. Paulo
Os motoristas que utilizam a estrada Velha de Itapecerica, na região do Campo Limpo, na zona sul da capital paulista não estão satisfeitos com as condições do asfalto. Como se não bastassem os buracos que se formaram na via, o asfalto também apresenta rachaduras e está desnivelado.
“As condições deste asfalto estão precárias. Além dos buracos que são nítidos para quem passa por essa via, o asfalto está desnivelado. Em cada trecho da estrada o asfalto é de uma forma”, disse a pedagoga Luzimeri Lima, de 42 anos.
A estrada Velha de Itapecerica recebe diariamente um grande fluxo de veículos. Ela faz a ligação do Parque Esmeralda com a estrada do Campo Limpo, na altura do número 5.680. Além disso, motoristas que saem de Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo e querem evitar o congestionamento da região central do município utilizam a via.
“Eu costumo cortar a região central de Taboão utilizando essa estrada de Itapecerica. Passando por aqui já consigo acessar de forma mais rápida a Francisco Morato. Passo diariamente nesta avenida e faz muito tempo que o asfalto está nessas condições”, complementou Celso Firmino, de 35 anos.
Procurada, a Prefeitura de São Paulo disse através de uma nota oficial que a “Estrada Velha de Itapecerica está na previsão para receber o serviço de recapeamento”. Veja nota na integra no fim da reportagem.
A Administração ainda reforçou que os moradores e motoristas da região podem fazer solicitações e reclamações por meio do canal oficial da Prefeitura, pelo Portal 156 (sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal), no aplicativo SP156 e via central de atendimento telefônico no número 156.
Veja nota da prefeitura
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Campo Limpo, informa que a Estrada Velha de Itapecerica está na previsão para receber o serviço de recapeamento.
A Secretaria Municipal das Subprefeituras, informa que tem investido em tecnologia para implementação de melhorias na gestão do pavimento da cidade e priorizado o atendimento das solicitações feitas pelos cidadãos.
O Geovista realiza o mapeamento das vias da cidade e identifica a qualidade e o conforto do pavimento por meio de dispositivos acoplados a veículos. Dessa forma, é possível verificar as condições do asfalto e localizar possíveis defeitos e irregularidades. Além disso, o Geovista permite o acompanhamento mensal das vias, além de identificar mudanças que ocorreram com o passar do tempo, seja por desgaste do asfalto ou mesmo por obras de concessionárias. Cerca de 80% das vias da cidade já foram monitoradas pelo sistema.
Trechos em situação ruim são analisados pelo Pavscan, que identifica o serviço que deverá ser realizado de acordo com o grau do desgaste, e, se necessário, pelo FWD, ferramenta responsável por identificar a necessidade de reparos profundos. Isso permite que as vias recebam um recapeamento exclusivo, gerando um investimento mais eficaz, economia financeira e de material, e mais qualidade.
Quando identificado buracos de responsabilidade da Secretaria Municipal das Subprefeituras, o serviço é incluído no cronograma e efetuado.