Movimento Negro de Taboão comemora Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial
Em evento nesta quarta, o movimento homenageará pessoas ligadas à causa
Eliane Dias coordenadora do SOS Racismo na Alesp será uma das homenageadas
Nesta quarta-feira, dia 21 de março, é o Dia Internacional da Luta contra Discriminação Racial, para comemorar a data o Movimento Negro de Taboão da Serra realizará um evento para homenagear “pessoas comprometidas com a causa”.
A homenagem começa a partir das 18h30 no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e região – subsede Taboão da Serra no bairro Arraial Paulista. O evento é gratuito.
“Nessa atividade vamos homenagear algumas pessoas importantes para o Movimento Negro aqui de Taboão da Serra. um dos homenageados será o ex-vereador, dr. Maurício André, autor da lei 1525, que é a lei do Conselho Municipal do Negro. Eliane Dias, mulher do Nano Brown, que é coordenadora do SOS Racismo na Alesp”, comentou Rose Menezes, do Movimento Negro de Taboão.
A história. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, em memória à tragédia que ficou conhecida como “Massacre de Shaperville”, em 1960, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul.
Na ocasião, 20 mil negros, entre homens e mulheres, protestavam pacificamente contra a Lei do Passe – que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles poderiam transitar na cidade – quando se depararam com tropas do exército, que abriram fogo sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.
Além de lembrar a tragédia, a data criada pela ONU passou a ser um dia em que pessoas em todo o mundo protestam contra o racismo e pelo fim da discriminação racial.
Serviço
Entrega da medalha em comemoração ao Dia Internacional da Luta contra Discriminação Racial
Quando: Quarta-feira, dia 21 de março, a partir das 18h30
Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e região – subsede Taboão da Serra
Endereço: Rua Ribeirão Preto, 397 – Arraial Paulista
Quanto: Evento gratuito