Mulher aciona botão do pânico e GCM de Taboão da Serra prende ex-companheiro
Aplicativo SOS foi implantando pela Prefeitura de Taboão da Serra há uma semana e permite que mulheres com medida protetiva peçam socorro à GCM sem precisar fazer uma ligação
A Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra atendeu, na manhã desta quarta-feira, dia 6, um chamado de uma mulher vítima de violência doméstica no município. A vítima acionou a Patrulha Guardiã Maria da Penha por meio do Aplicativo “SOS”, que simula um botão de pânico e envia o pedido de auxílio diretamente para a GCM.
A implantação do sistema é uma das medidas tomadas pelo Governo Municipal para ampliar a proteção às mulheres que são vítimas de violência.
O aplicativo para celular SOS funciona como uma espécie de botão do pânico, em que a vítima aciona quando há descumprimento da Medida Protetiva e está em risco. Ao apertar o botão, a Central de Operações e Inteligência (COI) da GCM de Taboão da Serra é notificada imediatamente, sabendo inclusive a localização exata da vítima.
Taboão da Serra é o primeiro município do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) a implantar a ferramenta.
O subcomandante da GCM de Taboão da Serra, Nivaldo Menocci, explicou como foi possível deter o infrator. “Após a vítima apertar o botão, a nossa Central de Operações e Inteligência é acionada, toca uma sirene e aparece no computador a foto da vítima e do possível agressor. Como o aplicativo SOS é georreferenciado com GPS do celular da vítima, recebemos a localização dela, em tempo real. Ciente dessa informação, o COI acionou as viaturas mais próximas que foram até o local e conseguiram efetuar a prisão do indivíduo em flagrante. Ele foi levado à Delegacia de Defesa da Mulher para prestar esclarecimentos”, detalhou.
Para utilizar o botão do pânico, é necessário que o celular da vítima esteja conectado à internet, caso contrário, o aplicativo SOS permite ligar para a Central 153 da GCM ou para o COI (4786-2852) para pedir socorro.
O secretário de Segurança e Defesa Social, Rodrigo Falcão, afirmou que o aplicativo SOS é disponibilizado às vítimas que possuem medida protetiva. “Esse aplicativo é instalado no celular das vítimas que, ao se sentirem em perigo, podem abrir o aplicativo e solicitar ajuda à GCM”, explicou.
“Hoje a Patrulha Guardiã Maria da Penha acompanha aproximadamente 80 mulheres que possuem medida protetiva. Destas, cerca de 50% são casos com potencial para serem assistidas também através do aplicativo SOS. Já temos duas vítimas cadastradas e estamos apresentando a ferramenta para outras mulheres que são acompanhadas pela Patrulha Guardiã’, conclui Falcão.
Para a comandante da GCM de Taboão da Serra, Eliana Gonçalves Ribeiro, a ferramenta é de suma importância. “O aplicativo SOS nos ajuda a proteger ainda mais as mulheres que são acompanhadas pela Patrulha Guardiã Maria da Penha. Sabemos que muitas delas tem medo dos agressores, são ameaçadas por eles e até perseguidas. Esse aplicativo traz mais segurança às vítimas, uma vez que podem solicitar ajuda a nossa corporação. Basta abrir o aplicativo no celular e apertar o botão para pedir socorro”, destacou.