Taboão investiu 34,4% do orçamento em saúde pública no ano passado, diz secretária
Câmara Municipal realizou primeira audiência pública de saúde de 2020
A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou nesta sexta-feira, dia 28, a primeira audiência pública do ano para a prestação de contas da prefeitura em relação aos investimentos na área da saúde referentes ao terceiro quadrimestre do ano passado.
A secretária de saúde, Dra. Raquel Zaicaner, apresentou os dados de atendimento e financeiro referentes ao ano passado. Segundo a médica, a Constituição determina um investimento obrigatório de 15% do orçamento municipal, a prefeitura de Taboão da Serra investiu 34,4%, ou seja, mais de R$ 213 milhões, dos quais R$ 173 milhões foram recursos próprios.
O balanço mostrou que no terceiro quadrimestre, no Pronto Socorro do Antena foram registrados 69.706 atendimentos. Na UPA Akira Tada 57.020 e no Pronto Socorro Infantil 40.071 atendimentos. No ano, as três unidades realizaram mais de 500 mil atendimentos.
Enquanto o Centro de Especialidades Médicas Dra. Maria José Albuquerque realizou 53.537 consultas. Neste período o Centro de Referência da Mulher realizou 15.240 atendimentos.
Sobre as epidemias, a médica destacou que o município teve em 2019, 18 notificações de dengue e apenas um caso confirmado. Sobre o sarampo foram 164 casos notificados, 15 confirmados e 53 estão em análise. A cobertura vacinal continua em todas as unidades básicas de saúde.
O presidente da Comissão de Saúde, vereador Eduardo Nóbrega afirmou que foi uma das melhores audiências e parabenizou a participação popular via redes sociais. “Quero destacar três pontos que me chamaram atenção nessa Audiência Pública, a participação popular, não só dos presentes aqui na Câmara, mas principalmente através do Facebook que fizeram intervenções coerentes, com críticas construtivas. Finalizamos de maneira muito importante tranquilizando a nossa cidade com relação ao Coronavírus. Pra mim reputo a uma das melhores audiências que já realizamos”.
A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner ressaltou a qualidade das informações. “A audiência pública é uma oportunidade de colocar o que a Saúde tem feito em prol da saúde de todos os habitantes”.