Museu de Dança lança acervo virtual inédito em celebração aos 50 anos de carreira de Luis Arrieta
Espetáculo O Grande Circo Místico (2002). Coreografia de Luis Arrieta para o Balé do Teatro Guaíra
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
No dia 2 de setembro (sábado), o Portal MUD – Museu da Dança inaugura o Acervo Virtual Luis Arrieta 50 anos, em evento gratuito na Oficina Oswald de Andrade em São Paulo. Disponível permanentemente em seu site, o acervo celebra a jornada do bailarino, coreógrafo e diretor artístico Luis Arrieta, um dos nomes mais importantes da dança no Brasil e que inspirou e influenciou diferentes gerações durante cinco décadas. Conectando passado, presente e futuro, essa coleção tem como objetivo a preservação cultural e o acesso democrático à arte, deixando um legado eterno para a dança e para a humanidade.
“O acervo mostra a nossa história através de cinquenta anos de trabalhos na dança, principalmente em São Paulo, local onde trabalhei mais tempo, como também das companhias no Brasil”, conta Arrieta
Através de um trabalho minucioso de pesquisa, organização e digitalização, o acervo pessoal de Luis Arrieta torna-se um material de pesquisa acessível a todas as pessoas interessadas na dança. Essa coleção virtual, disponível permanentemente no Portal MUD, reúne cerca de 1200 fotos, 180 vídeos e 580 materiais gráficos, revelando detalhes sobre sua trajetória.
“É um encontro com imagens que podem servir muito para as pessoas terem uma ideia do que fizemos, do que ainda fazemos e sobre o que estamos edificando com essa iniciativa”, completa o artista homenageado que, aos 70 anos, continua ativo com suas produções em dança.
Responsável pela idealização do acervo, o Portal MUD – Museu da Dança oferece aos apaixonados pela dança uma experiência em que o público é convidado a explorar a evolução da carreira de Arrieta, desde os primeiros passos até os momentos de consagração, em uma cronologia repleta de memórias.
Diretora-fundadora do Portal MUD, Talita Bretas conta que a história de Luis Arrieta vem de encontro com histórias de companhias de dança de dentro e fora do Brasil. “Desde 2014, recebemos acervos preciosos, como este que celebra os 50 anos de carreira do coreógrafo argentino Luis Arrieta. Como ele atuou em muitas companhias de dança, o acervo acaba não sendo exclusivamente dele”, conta ela.
“É um acervo plural, diverso, de lugares diferentes, de grupos diferentes e de muitos artistas. Então, trazer o acervo do Arrieta para o Portal MUD – Museu da Dança, é a possibilidade que o público tem de encontrar uma diversidade de histórias e uma gama incrível de fotos, vídeos, material gráfico e documentos valiosos”, conclui ela.
Sobre Luis Arrieta
Bailarino, coreógrafo, professor e pesquisador, com mais de 150 criações de estilo inconfundível, nascido na Argentina, iniciou-se na dança em Buenos Aires e desenvolveu seus estudos e carreira principalmente no Brasil. Diretor, co-diretor, maitre e coreógrafo de importantes companhias do país, também atua na América Latina, Estados Unidos e Europa em montagens e turnês.
Reconhecido com inúmeros prêmios e menções honrosas pelo seu trabalho na área, Luis Arrieta apresenta-se em eventos especiais de dança trazendo ao palco toda a sua experiência e sensibilidade interpretando próprias criações. Por sua contribuição à dança brasileira foi agraciado com inúmeros prêmios e distinções, dentre os quais se destacam: Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA (1977, 1979, 1980, 1988, 2012); Prêmio Governador do Estado de São Paulo (1978, 1979, 2012); Prêmio Conselho Estadual de Cultura de Salvador (1985), Bolsa Vitae de Artes para Criação Coreográfica e Pesquisa (1991) IBAC (2010), Personalidade da Dança (1999), Figuras da Dança TV Cultura (2008), Coleção Aplauso “Poeta do movimento” (2010), e diversos prêmios de Melhor Coreógrafo e Melhor Coreografia concedidos pelos mais importantes festivais de dança do país.
Sobre o Portal MUD – Museu da Dança
Plataforma online, que surgiu com a ideia de democratizar o acesso ao conhecimento e a história da dança brasileira, o Portal MUD é Membro do Conselho Internacional da Dança (CID) – parceiro oficial da UNESCO desde 1975 e reconhecida como organização não governamental que representa todas as formas de dança mundialmente. MUD – Museu da Dança é o primeiro museu virtual da dança da América Latina e foi fundado em 2014 pelas artistas e gestoras Talita Bretas e Natália Gresenberg.
Ao longo dessa trajetória, a principal missão do MUD foi compilar e manter viva a memória da dança. Entretanto, este itinerário ganhou novas direções, dilatou rotas, abriu caminhos e, hoje, o MUD ampliou a sua voz. Mais que guardiões e difusores da história da dança, O MUD lança um novo olhar para este saber, enquanto conhecimento, arte e profissão. Por isso, inaugurou-se em 2018 o Portal MUD, hospedado em www.portalmud.com.br
Serviço
Lançamento do Acervo Virtual Luis Arrieta 50 anos
Na Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Dia 2 de setembro de 2023 – sábado
13h | abertura da sala de exposição do Acervo Virtual Luis Arrieta – 50 anos
18h | presença de Luis Arrieta
Evento Gratuito
Classificação Livre
Link para acessar o acervo: https://portalmud.com.br/museudadanca/colecao/luis-arrieta
Ficha Técnica
Idealização, Direção e Coordenação Artística: Luis Arrieta | Coordenação Geral e Museológica: Portal MUD, Talita Bretas | Pesquisadora: Lumena Macedo | Arquivistas: Felipe Lorenzi e Rúbia Galera | Digitalização VHS: Fabio Almeida | Aprendiz: Cecília Lessa | Produção Executiva: Corpo Rastreado, Gabi Gonçalves e Danusa Carvalho | Apoio: Oficina Cultural Oswald de Andrade | Agradecimentos: Marcus Moreno e Valdir Rivaben