Na abertura do Junho Vermelho, campanha busca ampliar doação de sangue
No dia 25, no plenário da Câmara Municipal, o hemocentro realizará a coleta de sangue de voluntários, entre 9h e 16h.
Evento marcou o início das ações para conscientização da doação de sangue em Taboão da Serra
Doar sangue é, acima de tudo, um ato de solidariedade. Em Taboão da Serra, o Junho Vermelho, campanha de conscientização, visa aumentar o número de doadores. Nesta segunda-feira, dia 4, aconteceu na Câmara Municipal a abertura das ações que marcam os eventos previstos para o mês.
O evento de abertura da campanha foi marcado por relatos e uma palestra emocionante de Reinaldo Gomes, pai de Guto, que travou uma batalha contra a Leucemia. O jovem precisou de uma doação de medula óssea, mesmo com todos os esforços, a doença acabou vencendo. Mas, a lição que ficou, foi a importância da doação, seja ela de sangue ou de medula óssea.
O prefeito Fernando Fernandes ressaltou a importância das campanhas que estão sendo realizadas em Taboão da Serra, que buscam a conscientização. “Essa é uma iniciativa que visa mudar o nosso padrão cultural. Nós não temos na nossa cultura, o voluntarismo e doação de sangue é uma questão de voluntariedade. Essa campanha nos faz refletir melhor, nos faz pensar em ser voluntários, essa vontade de ajudar o próximo”.
Para Fernandes, o principal da campanha é a “reflexão” das pessoas em prol das causas. “Um país para se desenvolver, precisa do voluntarismo”. Ações como a iluminação de prédio públicos para lembrar e alertar a população serão feitas pela prefeitura e pela Câmara Municipal.
O vereador André Egydio, organizador do evento, disse que a história de vida de Reinaldo Gomes, é “uma mensagem de reflexão e é esse o objetivo dessa campanha, justamente para mostrar que temos uma missão, que é ajudar as pessoas que necessitam”. Egydio ainda disse que “espero que todos aqui saiam como novos doadores de sangue”.
O projeto que criou o Junho Vermelho em Taboão da Serra é de autoria do vereador André Egydio, que organizou uma série de eventos. Nos próximos dias, serão realizadas blitzes em diversos pontos da cidade com a distribuição de panfletos e material informativo. No dia 25, no plenário da Câmara Municipal, o hemocentro realiza a coleta de sangue de voluntários, entre 9h e 16h.
Participaram da abertura da campanha Junho Vermelho os vereadores Ronaldo Onishi, Rita de Cássia e Joice Silva, presidente da Câmara Municipal, além da secretária municipal de saúde, Raquel Zaicaner. Mais de 150 pessoas assistiram a palestra que durou pouco mais de uma hora.