Na abertura do Junho Vermelho, campanha busca ampliar doação de sangue
Doar sangue é, acima de tudo, um ato de solidariedade. Em Taboão da Serra, o Junho Vermelho, campanha de conscientização, visa aumentar o número de doadores. Nesta segunda-feira, dia 4, aconteceu na Câmara Municipal a abertura das ações que marcam os eventos previstos para o mês.
O evento de abertura da campanha foi marcado por relatos e uma palestra emocionante de Reinaldo Gomes, pai de Guto, que travou uma batalha contra a Leucemia. O jovem precisou de uma doação de medula óssea, mesmo com todos os esforços, a doença acabou vencendo. Mas, a lição que ficou, foi a importância da doação, seja ela de sangue ou de medula óssea.
O prefeito Fernando Fernandes ressaltou a importância das campanhas que estão sendo realizadas em Taboão da Serra, que buscam a conscientização. “Essa é uma iniciativa que visa mudar o nosso padrão cultural. Nós não temos na nossa cultura, o voluntarismo e doação de sangue é uma questão de voluntariedade. Essa campanha nos faz refletir melhor, nos faz pensar em ser voluntários, essa vontade de ajudar o próximo”.
Para Fernandes, o principal da campanha é a “reflexão” das pessoas em prol das causas. “Um país para se desenvolver, precisa do voluntarismo”. Ações como a iluminação de prédio públicos para lembrar e alertar a população serão feitas pela prefeitura e pela Câmara Municipal.

O vereador André Egydio, organizador do evento, disse que a história de vida de Reinaldo Gomes, é “uma mensagem de reflexão e é esse o objetivo dessa campanha, justamente para mostrar que temos uma missão, que é ajudar as pessoas que necessitam”. Egydio ainda disse que “espero que todos aqui saiam como novos doadores de sangue”.
O projeto que criou o Junho Vermelho em Taboão da Serra é de autoria do vereador André Egydio, que organizou uma série de eventos. Nos próximos dias, serão realizadas blitzes em diversos pontos da cidade com a distribuição de panfletos e material informativo. No dia 25, no plenário da Câmara Municipal, o hemocentro realiza a coleta de sangue de voluntários, entre 9h e 16h.
Participaram da abertura da campanha Junho Vermelho os vereadores Ronaldo Onishi, Rita de Cássia e Joice Silva, presidente da Câmara Municipal, além da secretária municipal de saúde, Raquel Zaicaner. Mais de 150 pessoas assistiram a palestra que durou pouco mais de uma hora.
TAGS
Notícias relacionadas
Taboão da Serra leva talento da Escola Municipal de Artes ao maior festival de dança do mundo em Joinville
31/07/2026
Taboão da Serra inicia construção de nova base da GCM no Parque Marabá para reforçar a segurança
31/07/2026
Taboão da Serra recebe Vou Pro Sereno nesta sexta-feira; Arraial da Arena entra na reta final
31/07/2026

