Nelson Onmura exalta o legado de Massao Shinohara para o judô mundial
Nelson Onmura ao lado Massao Shinohara durante evento em homenagem ao sensei mais importante do Brasil
Na última sábado, dia 5, em São Paulo, morreu Massao Shinohara, aos 95 anos de idade. Sensei Massao foi um dos maiores mestres do judô do Brasil. Nelson Onmura, principal nome do judô em Taboão da Serra conversou com a reportagem do Portal O Taboanense e exaltou a importância do mestre para sua carreira, para o Brasil e o mundo.
Onmura lembra que o Sensei Massao formou quase 200 faixas pretas, incluindo ele. Também fez medalhistas Olímpicos, entre eles – Aurélio Miguel (ouro e bronze) em Seul e Atlanta; Carlos Honorato (prata) em Sidney e Luiz Onmura (bronze) em Los Angeles.
Nelson Onmura lembra que conheceu Sensei Massao em 1970, com 11 anos, quando começou a treinar judô. “Eu comecei a treinar com ele em São Paulo, em 1970. Ali no bairro Vila Sônia [em São Paulo]. Era uma academia pequena, mas ele formou muitos campões brasileiros. Treinei por mais de 20 anos”.
Onmura conta que depois que ele perdeu o Campeonato Paulista em 1986, Massao o chamou para treinar. “Eu tomei um ippon, o nocaute no judô. Aí o Sensei Massao me chamou para treinar. Perdi em um domingo, e na quarta fui lá treinar com ele. Cheguei e não tinha nenhum atleta lá. Eu disse, você pediu pra eu vir aqui, mas não tem ninguém? Ele disse como não tem ninguém, tem eu… Apanhei tanto. E no sábado peguei o mesmo atleta que tinha me derrotado no domingo, derrubei ele e venci”, lembra com orgulho.
O judoca destaca que está “tentando trilhar os passo dele, o judô é uma modalidade que forma cidadãos. Eu consegui formar professores, médicos, engenheiros e até um prefeito, o dr. Nakano[recentemente eleito prefeito em Itapecerica da Serra], foi meu aluno”.
Massao Shinohara “deixou um legado muito grande, é uma referencia mundial, tenho orgulho de ter treinado com ele desde meus 11 anos”.
Há 50 anos praticando o esporte, Nelson Onmura já conquistou os títulos de Campeão Brasileiro, Sul Americano, Estadual, entre outros, e como professor já formou, só em Taboão da Serra, 15 faixas preta.