Ney Santos anuncia nesta quinta quais secretarias serão extintas em Embu das Artes
Matheus Herbert, Gazeta de S. Paulo
A Prefeitura de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo anuncia nessa quinta quais secretarias serão cortadas da atual administração do prefeito Ney Santos (PRB). A ação faz parte de uma estratégia para conter os gastos municipais e assim aumentar a arrecadação. De acordo com a prefeitura, devido à crise econômica, existe uma necessidade maior em investimentos na área da saúde, infraestrutura e segurança e por isso os cortes serão feitos. O anúncio oficial será feito às 18h no Centro Cultural Mestre de Assis.
Na última semana durante o lançamento do “Cartão Cidadão”, Ney Santos anunciou os cortes mas não revelou quais secretarias pretendia extinguir, mas disse que o município deverá economizar cerca de R$ 100 mil por mês. “Os secretários não estão sendo demitidos. É corte de despesa”. O número de secretarias será reduzido, algumas serão absorvidas por outras pastas e os secretários irão acumular funções.
Um dos secretários que deixará o governo é Léo Novais, mas por vontade própria. Ele deve pedir exoneração da pasta de Serviços Urbanos nos próximos dias, já que é pré-candidato a deputado federal pelo Partido da República (PR), Novais já informou que não irá mais continuar. Seu projeto é se dedicar à campanha pelas eleições de 2018.
“É um grande secretário, competente, a maioria das vezes não está limpinho como hoje, está sempre sujo. Mas ele entendeu que agora é mais importante focar na campanha. Ele poderia se afastar em março, mas decidiu agora para que ninguém pense que ele está usando o salário de secretário para a campanha”.
Taxa do lixo
Também para aumentar a arrecadação, a partir de janeiro do próximo ano, os moradores de Embu das Artes terão um novo imposto municipal. No final de setembro, a maioria dos vereadores da Câmara de Embu das Artes, aprovou o projeto do prefeito Ney Santos (PRB), para a criação da taxa do lixo.
Em julho deste ano, o chefe do executivo já havia tentando implantar, através de um decreto, o novo imposto no município, com a justificativa de que as despesas não estariam acompanhando a arrecadação municipal, porém a Justiça barrou. Mas, agora com a aprovação do Legislativo tornando o projeto lei, a partir do mês de janeiro os embuenses vão receber o novo tributo.
O valor da nova taxa ainda não foi informado pela prefeitura. Atualmente o município gasta com tratamento e descarte dos resíduos, em torno de R$ 1,8 milhões. Embu das Artes produz mensalmente cerca de 5.600 mil toneladas de lixo.