Nil Félix lança pré-candidatura a prefeitura de Taboão da Serra pelo Psol
A ex-secretária de cultura do governo Aprígio, Nil Félix, lançou na noite desta segunda-feira, dia 4, sua pré-candidatura a prefeitura de Taboão da Serra. O evento contou com a participação dos pré-candidatos a vereador da federação Psol e Rede, além do deputado federal Guilherme Boulos e da deputada estadual Ediane Maria.
O evento no sindicato dos metalúrgicos de Taboão da Serra, na Vila Iase, levou centenas de apoiadores de Nil Félix ao local. O ex-vereador Paulo Félix, pai da pré-candidata, disse que o Psol historicamente vem lançando candidatos para a disputa das eleições municipais e que existe uma organização maior neste ano. “Nossa expectativa é grande, estamos confiantes”.
Nil Félix defendeu sua pré-candidatura como sendo “a única do campo da esquerda, da defesa da democracia e do anti-bolsonarismo”. Segundo ela, a definição pela disputa do cargo de prefeita veio após o convite do deputado federal Guilherme Boulos. “Conversamos muito e entendemos a importância de lançar o nosso nome para concorrer aqui em Taboão da Serra”.
A pré-candidata ainda disse que Taboão da Serra não tem uma mulher no comando da prefeitura a pelo menos 60 anos. A última e única mulher a ser eleita prefeita da cidade foi Laurita Ortega Maria, em 1963.
Sobre o time que vem montando para disputar a eleição para a Câmara Municipal, Nil Félix garantiu que o Psol e o Rede já possuem pelo menos 10 pré-candidatos e esse número deve aumentar antes da convenção do partido.
A pré-candidata também provocou os adversários. “Me perguntam quem eu vou apoiar no segundo turno das eleições aqui de Taboão da Serra, mas na verdade queremos saber quem é que nos vai apoiar no segundo turno, porque nós estaremos lá”.
— Portal O Taboanense (@otaboanense_) March 5, 2024
Com a confirmação do nome de Nil Félix, Taboão da Serra já tem sete pré-candidatos oficialmente lançados: Aprígio (Podemos) que irá buscar a reeleição, Fernando Fernandes (PSDB), Engenheiro Daniel (Republicanos), Evilásio Farias (PSB), Professor Moreira (sem partido), Najara Costa (sem partido) e agora Nil Félix (Psol).
Apoio importante
O deputado federal Guilherme Boulos, pré-candidato a prefeito de São Paulo, foi um dos convidados para o evento. No seu discurso lembrou que morou por nove anos em Taboão da Serra no Sítio das Madres II e que conhece bem a cidade e a trajetória de Nil Félix.
Em entrevista a imprensa regional, Boulos lembrou que: “A Nil será uma grande candidata em Taboão e vocês [jornalistas] vão se surpreender. Vamos nos lembrar dessa entrevista daqui alguns meses. Acho que a Nil fará uma campanha histórica, terá uma votação muito expressiva aqui em Taboão, até porque a campanha que nós faremos em São Paulo, como sempre, pelo seu tamanho, irradia pro conjunto da região metropolitana”.
Em seu discurso, o deputado federal afirmou que o partido deve olhar pela periferia da cidade. “Sua pré-candidatura tem o jeito do Pirajuçara, do Sítio das Madres, do São Judas, do Comunitário. O Psol estará onde o povo está e a Nil Félix é a nossa representante”, garantiu.
Boulos também lembrou da luta por moradia popular pelo MST que teve início em Taboão da Serra e contou com o apoio de Paulo Félix na época. “Todo mundo que é de Taboão deveria se orgulhar disso. O maior conjunto do Minha Casa Minha Vida do Brasil, é em Taboão da Serra, o João Cândido. Temos apartamentos de 63m², com sacada e elevador”.
Boulos foi o candidato a deputado federal mais votado em Taboão da Serra na eleição de 2022. Segundo ele, no ano passado foram enviadas duas emendas parlamentares para a cidade.
Saúde
O ex-vereador Paulo Félix disse que não pretende disputar o cargo de vereador, boato que circulou nas últimas semanas nos bastidores. Segundo ele, no momento o mais importante é se recuperar das cirurgias que já fez e que terá fazer para a recuperação da visão.