No mês dos namorados, mostra de cinema online do Itaú Cultural exibe filmes que tratam do amor
A curadoria do Núcleo de Audiovisual e Literatura da instituição selecionou quatro filmes brasileiros que falam de relações amorosas nas mais diversas situações e consequências
A Mostra Amorosa de Cinema Online é exibida no site do Itaú Cultural entre os dias 8 e 28 de junho. Um dos destaques é o premiado longa-metragem de João Jardim, Amor?, que traz oito histórias envolvendo casos amorosos onde os envolvidos passaram por algum tipo de violência física ou psicológica. Os curtas-metragens Coisas Frágeis, de Tati Otaka e Gustavo Fattori, Sample, de Ana Júlia Travia, e Tea for Two, dirigido por Julia Katharine, completam esta agenda cinematográfica disponível no site www.itaucultural.org.br.
As estelares Júlia Lemmertz, Lília Cabral, Fabiula Nascimento e Letícia Colin compõem o elenco de Amor? Trata-se de uma mistura poética de documentário com ficção sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Nessa obra, vencedora da categoria Melhor Filme do Festival de Brasília de 2010, atrizes e atores interpretam o depoimento sincero de pessoas que viveram situações extremas em seus relacionamentos, envolvendo ciúmes, culpa, paixão e poder.
Coisas Frágeis, de Tati e Fattori, tem a participação de Henrique Schafer, Léo Palhano, Patricia Pichamone, Tatiana Schunck e Thiago Rosseti no elenco. O filme de 19 minutos conta a história de Ezequiel que ama Joana a ponto de optar por abandonar sua casa, esposa e seu amado filho pequeno, para assumir o seu relacionamento com ela. No dia em que, finalmente, toma essa decisão, ele recebe a notícia de que ela morreu em um acidente de carro. Além de ter a força de aceitar a perda, Ezequiel precisa mergulhar em si mesmo para sufocar seu luto por um amor, exatamente quando seu desejo era trazê-lo à superfície.
Ana Júlia dirigiu e roteirizou Sample inspirada na música What You Don’t Do, da cantora britânica Lianne Lo Havas. O curta-metragem traz no elenco Érica Ribeiro, Jorge Guerreiro, Fabiana Pimenta, Alice Marcolino e Suzi Jardim para compor o que poderia ser uma clássica história de amor, mas acaba por fazer uma reflexão sobre questões raciais. Nele, a jovem Juliana atravessa a capital paulista para ir a uma festa e conhece Jorge, explodindo uma paixão entre os dois. Eles são negros e se juntam neste estado de amor para andar pela cidade, cheia de memórias brancas, e vê-la de uma forma como nunca tinham reparado.
Para concluir o catálogo do mês, Tea For Two, primeiro curta-metragem de Julia Katharine. A obra junta os atores e atrizes Gilda Nomacce, Amanda Lyra, Julia Katharine, Carlos Eduardo Valente e Lui Seixas em uma comédia dramática, que se desenvolve em torno de um triângulo amoroso nada tradicional. Silvia é uma cineasta de meia idade, diretora de um único filme de sucesso no passado e que, na atualidade, passa o tempo entre seus discos, livros e a angústia de nunca mais ter alcançado a mesma repercussão em sua obra. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita de Isabel, sua ex-esposa, que a largou há alguns anos e agora se declara apaixonada propondo uma volta, ela conhece outra mulher, a vizinha trans Isabela. No vértice entre as duas pontas, ela percebe que chegou a hora de dar rumo à sua vida.
Serviço
Mostra Amorosa de Cinema Online
De 8 a 28 de junho
Em: http://www.itaucultural.org.br/
Amor?
De João Jardim
Rio de Janeiro, 2011
Duração: 100 min
Classificação indicativa: 14 anos – relação sexual e descrição de violência
Coisas Frágeis
De Tati Otaka e Gustavo Fattori
São Paulo, 2014
Duração: 19 minutos
Classificação indicativa: livre
Sample
De Ana Julia Travia
São Paulo, 2018
Duração: 15 min
Classificação indicativa: 12 anos – consumo de drogas lícitas
Tea For Two
De Julia Katharine
São Paulo, 2018
Duração: 25 min
Classificação indicativa: 14 anos – estigma / preconceito