No pior dia da pandemia, Taboão da Serra registra recorde com 7 mortes por coronavírus em 24h
Foi o maior número divulgado em um único dia. Ao todo, o município tem 64 mortes e 481 casos confirmados da doença
Taboão da Serra registrou nesta sexta-feira, dia 29, o maior número de mortes por COVID-19 em 24 horas, foram sete óbitos, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na manhã de hoje. Ao todo, o município tem 64 mortes e 481 casos confirmados da doença.
Segundo a Secretaria de Saúde, entre os sete novos mortos estão cinco homens com idades entre 37 e 70 anos, dois deles não tinham doenças prévias. E duas mulheres entre 40 e 46 anos, a mais nova não apresentava comorbidades. Veja abaixo o perfil das vítimas.
Conforme o boletim, o município já tem 1027 notificações, sendo 481 casos confirmados de coronavírus confirmados, 214 aguardam resultado de exames, 332 já foram descartados. Até a manhã desta sexta-feira, 158 pessoas estão em acompanhamento.
Taboão da Serra tem até o momento 259 curados da COVID-19 e já receberam alta.
Relação das vítimas fatais por COVID-19 no último boletim
– Mulher, 46 anos, hipertensa , Hospital das Clínicas
– Mulher , 40 , sem comorbidades, Hospital das Clínicas
– Homem , 70 anos, sem comorbidades, Hospital das Clínicas
– Homem , 61, sem comorbidades, Hospital de Campanha
– Homem. 49 anos, sem informação se tinha doenças prévias, UPA Akira Tada
– Homem, 47 anos, asmático, Hospital Emílio Ribas
– Homem , 37 anos, cardiopata, Hospital Municipal José Soares, em Pirituba
Medidas protetivas
A prefeitura vem tomando diversas medidas para prevenir a pandemia de coronavírus. Ampliou o grupo de pessoas que farão o teste de coronavírus no município. Também anunciou que a UPA Akira Tada passa a atender exclusivamente pacientes com COVID-19.
Ruas e pontos de ônibus próximos a unidade de saúde estão sendo higienizadas frequentemente. Além de uma campanha de arrecadação de alimentos, a prefeitura de Taboão da Serra converteu os alimentos da merenda escolar em cestas básicas para os mais carentes.
A prefeitura de Taboão da Serra editou um decreto tornando obrigatório o uso de máscara no transporte público municipal. Os usuários dos ônibus circulares devem estar utilizando o acessório para evitar o contágio por coronavírus. A mesma medida foi tomada pelo Estado, que determinou o uso da máscara em todos os ônibus intermunicipais, trens e Metrô.
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) recomendou à Prefeitura de Taboão da Serra que não flexibilize a quarentena para o enfrentamento ao coronavírus, até “que haja previsão específica do governo estadual nesse sentido, ou mesmo depois, considerando a avaliação técnica da Secretaria Municipal de Saúde”.
A prefeitura também adaptou o espaço do Serviço Especializado de Reabilitação (SER) para abrigar um hospital de campanha com 77 leitos todos dedicados ao coronavírus.
A secretaria de saúde de Taboão da Serra lançou um serviço para tirar dúvidas de moradores sobre a doença, além de funcionar como uma pré-consulta virtual orientando a população sobre os cuidados, como e onde buscar os serviços de saúde. O serviço atende pelo número 0800 7758500, das 7h às 19h, de segunda a segunda.
Para facilitar o atendimento e evitar o deslocamento desnecessário dos moradores, Taboão da Serra também disponibiliza números de WhatsApp para cada Unidade Básica de Saúde (UBS). Confira o número de cada UBS.
A Escola de Corte e Costura de Taboão da Serra passou a confeccionar máscaras de pano que estão sendo distribuídas para a população. Estão sendo produzidas cerca de 450 máscaras diariamente. Desde o dia 7 de maio, o uso de máscaras passou a ser obrigatório em todo o Estado para quem estiver na rua.
O prefeito Fernando Fernandes anunciou várias medidas de enfrentamento ao coronavírus em Taboão da Serra. A principal delas, o isolamento social, imposto pelo Estado de São Paulo, está sendo seguido em todo município. O Governador João Doria decidiu prorrogar a quarentena em todos os 645 municípios até o próximo dia 15 de junho.