Nota do PSOL sobre a eleição do novo diretório municipal
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Taboão da Serra, elegeu sua nova direção em 03/09/2023, em plenária que contou com 155 filiados (as) credenciados (as) ao partido no município.
Das duas chapas que se apresentaram para a disputa da direção do partido, a Chapa 1 – “Por um PSOL Taboão Popular”, obteve 121 votos, ficando com 10 das 12 secretarias do DM, e a Chapa 2 – “Por um PSOL Taboão Independente e Contra o Coronelismo”, obteve 22 votos, ficando com 2 das 12 secretarias. Por ser a vencedora do pleito, a Chapa 1 indicou o companheiro José Afonso da Silva para a presidência do PSOL de Taboão da Serra.
O Diretório Municipal tem em sua composição 60% de mulheres e secretarias fundamentais, como Secretária de Mulheres, Secretária de Negritude, Secretária LGBTQIA+ e de movimentos populares, que privilegia a importância que o partido dá as pautas dos setores mais oprimidos, dos trabalhadores e dos mais pobres da sociedade.
O momento é de organização e reestruturação do partido no município, restabelecendo suas instâncias, finanças, redes sociais e, claro, reinserindo o partido nas lutas da cidade.
Quanto à disputa eleitoral municipal de 2024, vale lembrar que o partido tem lançado candidatos (as) desde sua legalização na cidade, em 2008, e sempre com um perfil de esquerda, socialista e de luta. E assim permanecerá.
No entanto, o debate sobre nome, programa, alianças e etc. ainda não foi feito pelo conjunto do partido. No momento adequado, após debate coletivo, democrático e fraterno, sempre pelos filiados (as) reunidos em suas instâncias partidárias (não pela imprensa), nossa intervenção nas eleições do ano que vem será deliberada.
Portanto, fica desautorizado a qualquer filiado ou filiada do partido, negociar ou fazer tratativas com outros partidos ou figuras políticas da cidade em nome do PSOL.
Taboão da Serra, 25 de setembro de 2023
Executiva Partido Socialismo e Liberdade Taboão da Serra