Nova base da GCM já está em operação na divisa entre Taboão da Serra e São Paulo
Por Vera Sampaio
Os moradores da Cidade Intercap e região contam com uma nova Base de Bloqueio Intermunicipal da Guarda Civil Municipal (GCM). Instalada em ponto estratégico no cruzamento da Rua Iracema Sena Cerqueira Santos com a Rua Benedito Procópio, na divisa com o João XXIII (São Paulo), o local tem estrutura necessária para que os GCMs desempenhem suas funções, bem como impedir a fuga de suspeitos. A inauguração do espaço ocorreu no sábado, dia 19 de fevereiro, aniversário de 63 anos de emancipação político-administrativa de Taboão da Serra.
O prefeito Aprígio destacou algumas das ações da administração na área da Segurança Pública. “Melhorar a segurança em nosso município é uma das metas da nossa administração. Por isso, estamos entregando essa nova base aqui no Intercap. No ano passado inauguramos uma nova base no Largo do Taboão, uma no Parque Pinheiros, e entregamos a base reformada do Parque Marabá. Além disso, a Secretaria de Manutenção está construindo uma nova Base do Pazzini, estamos convocando pessoas que passaram no concurso da GCM para aumentar o efetivo. Vamos continuar trabalhando para fazer de Taboão da Serra uma cidade cada vez mais segura para todos”, declarou.
Em 2020, a Prefeitura de Taboão da Serra contratou uma empresa para a construção da base da Cidade Intercap. No entanto, de acordo com a secretário de Segurança e Defesa Social, Dr. Rodrigo Falcão, “o serviço foi mal feito”. “Graças a todos os comerciantes da área, moradores da rua e de outras pessoas interessadas, a gente conseguiu reinaugurar essa base, agora de uma maneira técnica e profissional. Uma base em que todos os vidros são blindados, que tem uma estrutura excelente para os guardas, banheiro adequado, cozinha, câmeras e ar condicionado”, afirmou.
Na inauguração do equipamento, a GCM de Taboão da Serra realizou uma simulação de roubo que iniciou no Monte Alegre, finalizou na Base de Bloqueio Intermunicipal e demonstrou como funciona a interligação com o Centro de Operações e Inteligência (COI).
Segundo o subcomandante da GCM de Taboão da Serra, Nivaldo Francico Menocci, a interligação entre a base, equipes e o COI é essencial para impedir ações criminosas. “Essa nova Base de Bloqueio Intermunicipal está localizada em um dos pontos onde há maior incidência de fuga. Como essa base está interligada ao COI, a equipe do COI acompanha através das câmeras de monitoramento o movimento da cidade, em tempo real, e repassa as informações sobre suspeitos, veículos com registro de furto ou roubou, entre outras situações, para as equipes que estão em patrulha e para os GCMs que estão Base. Cientes da informações, os agentes fazem o cerco e impedem a fuga do indivíduo e inibindo ações criminosas, garantindo mais efetividades na ações de segurança da população”, explicou.
Participaram da cerimônia de inauguração as Deputadas Federais Renata Abreu e Ely Santos; o presidente da Comissão Especial de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Taboão da Serra) Dr. Antônio César Marco; os vereadores Carlinhos do Leme, Erica Franquini; Joice Silva, Luzia Aprígio, Gallo, Alex Bodinho, Anderson Nóbrega, André da Sorriso, Marcos Paulo – Paulinho, Nezito, Ronaldo Onishi e Sandro Ayres; além dos secretários municipais Eduardo Nóbrega (Manutenção); Alexandre Depieri (Gestão de Pessoas), Allan Mohamed (Planejamento), Arnoldo Landiva (Comunicação), Binho (Cultura), Dirce Takano (Educação), José Vanderlei Santos (Transportes), Júnior Eckstein (Administração), Mário de Freitas (Governo), Dr. Matheus Mota (Assuntos Jurídicos), Nílcio Regueira Dias (Habitação e Meio Ambiente), Valdemar Aprígio (Obras), e Wanderley Bressan (Desenvolvimento Econômico).
LEGENDA – . (CRÉDITO: SECOM/PMTS)