Novas Unidades Básicas de Saúde atenderão cerca de 32 mil pessoas em Taboão da Serra
Município terá uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Pq. Laguna e no Jd. Trianon
Município terá uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Pq. Laguna e no Jd. Trianon
Matheus Herbert, Gazeta de S.Paulo
A Prefeitura de Taboão da Serra está com dois processos licitatórios em andamento para a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo a Administração, uma UBS será no Parque Laguna, que atenderá cerca de 12 mil moradores e outra no Jd. Trianon, que deve atender cerca de 20 mil munícipes. Atualmente Taboão conta com 13 unidades de Saúde, que prestam atendimentos básicos e gratuitos em diversas especialidades como: pediatria, ginecologia, clínico geral e odontologia, além da coleta de exames.
De acordo com o Ministério da Saúde, na UBS, que é a porta de entrada para o primeiro atendimento do morador, ele deve ter acesso a consultas médicas, vacinação, fornecimento de medicação básica e encaminhamento para especialidades. O objetivo é que na unidade, além da prevenção, o morador receba o tratamento e seja acompanhado. “É sempre ótimo investir em saúde. Atualmente eu sou atendida na UBS do
Jardim América, agora com a UBS do Laguna, os serviços estarão mais próximos da minha casa”, disse a dona de casa, Francisca Aparecida de Lima, de 61 anos, e que mora no Jardim Três Marias há 24 anos. O bairro fica ao lado do Pq. Laguna.
De acordo com a Prefeitura de Taboão da Serra, a UBS Laguna será construída na rua Ida Romussi Gasparineti, em um terreno em frente a Associação dos Deficientes (ADT) de Taboão da Serra. Ainda segundo a Administração, atualmente os moradores do Laguna na e do Jd. Três Marias são atendidos na UBS do Jd. América./Intercap. A ideia é que após a inauguração, a UBS do Laguna atenda os moradores do Três Marias.
Já a UBS do Trianon será construída na rua Rodrigues Alves, nº 29. Atualmente, os moradores da região do Trianon são atendidos na UBS do Jd. Record/Ponte Alta. A prefeitura não informou quando as obras serão iniciadas e o valor total de cada projeto.
Empréstimo
No final de junho, o prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes (PSDB), assinou um contrato com a Caixa Econômica Federal de um empréstimo de R$ 30 milhões para uma série de obras que serão realizadas nos próximos 18 meses em diversos bairros de Taboão da Serra. O dinheiro será destinado à obras fundamentais para a cidade, como a construção das unidades de saúde do Laguna e Trianon.
A verba também será utilizada na ampliação da UBS do Jd. das Margaridas, recapeamentos, aquisição de equipamentos mobiliários para UBSs, obras de contenção de encostas, implantação de um parque temático dentro do Parque das Hortênsias e a construção de um centro de reabilitação no Jd. Guaciara.