Novembro se veste de azul pela saúde do homem
Por Laércio Lopes
Com o término de Outubro, o rosa que antes ocupava praças, avenidas e pontos estratégicos das cidades, passa a ser substituído por outra cor. É o Novembro Azul chegando e com ele o debate sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.
Assim como o câncer de mama nas mulheres, o de próstata é o tipo com maior índice de mortalidade entre pessoas do sexo masculino em esfera mundial. Estima-se que a cada 7,6 minutos um novo caso é detectado e em cerca de 40 minutos uma vida é interrompida pela doença. As maiores vítimas são homens com 50 anos de idade ou mais.
O seu tom silencioso é traiçoeiro e mortal. Por não apresentar sintomas no início, o câncer de próstata é por vezes ignorado pelo paciente que só se dá conta do diagnóstico quando a doença está em estágio avançado. A dificuldade para urinar, fortes dores corporais e a insuficiência renal são os principais fatores que estimulam o homem a procurar orientação médica em 95% dos casos. Nesta fase, o organismo já está comprometido e as chances de cura são mínimas.
Não há como se tornar imune ao câncer de próstata, mas é possível antecipar o diagnóstico e tomar precauções para impedi-lo. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) orienta evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e manter uma dieta equilibrada associada à prática diária de exercícios. O maior segredo é estar em dia com os exames de sangue do PSA e de toque retal. Eles são a chave para detectar precocemente o câncer e combatê-lo ainda no estágio inicial.
O Ministério da Saúde afirma que homens são mais vítimas do que mulheres quando nos referimos a doenças que podem ser curadas quando detectadas no começo. A taxa está ligada a negligência e a resistência de ir ao médico. E não adianta dizer que é por falta de conselho. Assim como eu, tenho certeza que muitos colegas já ouviram várias vezes de suas esposas, namoradas e filhas uma valiosa recomendação: cuide do seu bem estar.
Olhando dessa esfera dá para perceber porque Novembro se veste de azul. Deixar a saúde em segundo plano está fora de questão. Não podemos deixar a correria da rotina sobrepor a importância de se cuidar. Tornar-se o próprio inimigo nesta batalha contra o câncer de próstata é um obstáculo que precisa ser vencido.
Propague a campanha nas redes sociais, oriente o próximo a realizar os exames e divulgue informações. Previna-se contra o câncer que mata 13 mil brasileiros e 300 mil homens no mundo anualmente.
Laércio Lopes é vice-prefeito e empresário em Taboão da Serra