Novo lote de vacinas contra gripe deve chegar em Embu-Guaçu nesta quarta-feira
A campanha de vacinação começou em todo o Brasil na segunda-feira, dia 23, mas o primeiro lote da vacina, com 2 mil doses, já se esgotou em poucas horas no município de Embu-Guaçu
Embu-Guaçu está sem vacina para a gripe; Governo do Estado enviou apenas 2 mil doses, que segundo a Secretaria de Saúde, acabaram por volta das 10h da manhã da segunda-feira, dia 23. Mais 1.200 doses devem chegar ao município nesta quarta-feira, dia 25.
Embu-Guaçu tem 6.151 idosos e 1.473 profissionais na área da saúde, público alvo da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que encerra em 15 de abril.
Segundo a secretária de Saúde, dra. Maria Dalva Amin dos Santos, a prefeitura até havia preparado um esquema especial para evitar aglomerações, como aplicar a vacina sem que as pessoas saíssem de seus carros, sistema “drive-thru”, quando chegassem a uma das 11 unidades do PSF – Programa Saúde da Família, mas como as doses acabaram rapidamente, não foi possível.
A vacina é composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
Novo coronavírus
A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o Covid-19, já que os sintomas são parecidos.
Segundo o Ministério da Saúde, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.