Novos conselheiros tutelares de Taboão da Serra passam por capacitação
Profissionais começam atuar no primeiro semestre de 2024 nas unidades do Centro e Pirajuçara
Capacitação para novos conselheiros tutelares de Taboão da Serra contou com apoio do MP do Estado de São Paulo
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
Os novos conselheiros tutelares e suplentes, eleitos em Taboão da Serra, passaram por um curso capacitação e formação, de 17 a 24 de novembro, realizado pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMCDA).
De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Taboão da Serra, o propósito da capacitação, um dos requisitos necessários para tomar posse, é conduzir que esses profissionais prestem apoio, orientação e acompanhamento temporários para assegurar que crianças e adolescentes tenham direitos garantidos.
Ao todo foram eleitos em 1º de outubro, 10 conselheiros tutelares para cada Conselho, sendo um no Centro do município e outro no Pirajuçara. Os agentes começam a atuar no primeiro semestre de 2024 e possuem um mandato de quatro anos.
Na ocasião, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Dra. Maria Júlia Kaial Cury, ministrou a palestra destacando a relevância da qualificação e o papel dos conselheiros tutelares na sociedade. A capacitação foi direcionada aos conselheiros titulares e suplentes. Também estiveram presentes o secretário de Assistência Social Wagner Eckstein, o secretário adjunto Pedro Soares e servidores da SAS.
“A escolha dos conselheiros tutelares é necessária para a sociedade, pois isso nós dá a possibilidade de ampliar nossos olhares e ver aquilo que podemos melhorar, especialmente para as crianças e adolescentes que possuem direito à vida, saúde, alimentação, lazer, educação, segurança, respeito e estar inserido na sociedade. Esses agentes vão atuar contra qualquer forma de negligência”, declarou Wagner Eckstein, secretário de SAS.
Para o prefeito Aprígio, a capacitação dos profissionais contempla o cumprimento da lei e a proteção das crianças e adolescentes. “Poder oferecer os cursos para estes profissionais, sem dúvidas é fundamental para termos uma maior cobertura para cuidar desses jovens que precisam de amparo específico. Vamos continuar trabalhando para trazer novas melhorias para cidade”, ressaltou.