Número de eleitores que realizaram cadastramento biométrico na região é baixo
Para fazer a biometria, é necessário levar documento oficial de identificação original, comprovante de residência dos últimos três meses e o título, caso tenha
No próximo dia 19 de dezembro acaba o prazo para os eleitores da região realizarem o cadastramento biométrico obrigatório. Nas seis cidades que compõem o Conisud, apenas Embu das Artes já finalizou o processo e nos outros municípios ainda é considerado baixo o número de eleitores que já fizeram a biometria.
Em Taboão da Serra, maior colégio eleitoral da região, com 208.722 eleitores, apenas 44,36% já fizeram a biometria, que passou a ser obrigatória já para a eleição de 2020. Até o fim do prazo, mais de 116 mil eleitores da cidade precisaram passar pelo processo de cadastramento.
Embu-Guaçu, com 54.223 eleitores, está com números melhores: 64,56% já realizaram a biometria e o município só fica atrás de Embu das Artes, que já cadastrou 99,88% dos eleitores, mas o processo se iniciou em agosto de 2013 e já era obrigatório desde então.
Itapecerica da Serra, terceiro maior colégio eleitoral da região, tem números baixos e preocupa o Tribunal Regional Eleitoral, que chegou a montar um Posto de Atendimento Eleitoral, no Itapecerica Shopping, que atende de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, além do cartório eleitoral da cidade.
Em Itapecerica da Serra o processo de cadastramento dos em fevereiro deste ano e até agora apenas 49,73% dos eleitores colheram as digitais. A cidade conta com116.989 eleitores e pouco mais de 58 mil regularizaram a sua situação com a justiça eleitoral.
Juquitiba também apresenta um número abaixo do esperado, apenas 49,74% fizeram a biometria, mas o eleitorado da cidade é bem menor: 23.133, mesmo assim o TRE alerta para que os eleitores não deixem para a última hora para evitar filas. Em São Lourenço da Serra, 51,61% dos eleitores já realizaram o cadastramento.
Quem perder o prazo poderá ter o título cancelado. Além de não poder votar, sem o documento o eleitor está impedido de tomar posse em cargo público, tirar passaporte, fazer ou renovar matrícula em estabelecimentos de ensino público ou fiscalizados pelo governo, dentre outras privações.
Nas eleições de 2020, os eleitores de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Lourenço da Serra serão identificados pelas digitais no momento do voto, aumentando ainda mais a segurança do processo eleitoral.
Serviço
Recadastramento biométrico em Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra
Cartório eleitoral: rua David Farah, 25. Jd. Santa Izabel. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Posto de Atendimento Eleitoral, no Itapecerica Shopping. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Recadastramento biométrico em Taboão da Serra
Central de Atendimento ao Eleitor
Cartórios de Taboão da Serra (324ª e 416ª Zonas Eleitorais)
Novo endereço: Avenida Armando de Andrade, 1.315, Pq. Santos Dumont
Atendimento ao público: das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira
Cartório Eleitoral de Embu-Guaçu (370ª Zona Eleitoral)
Endereço: Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 530 – Centro
Horário: 12h e 18h, de segunda a sexta-feira
Informações: (11) 4661-3631