Número de homicídios cai 64% em dois anos em Taboão da Serra
O número de homicídios na cidade caiu 64% nos últimos dois anos, é o que aponta a última estatística divulgada pela Delegacia de Polícia de Taboão da Serra. Em 2002 aconteceram 105 assassinatos e no ano passado esse número diminuiu para 38 crimes. A redução neste índice de criminalidade já pôde ser sentido em 2003, quando foram registrados 85 casos.
Segundo o delegado Dr. Étori André Bonifácio, essa diminuição aconteceu pelo trabalho da Polícia Civil que em 2004 esclareceu 71% dos homicídios acontecidos na cidade. “Prendemos vários bandidos e conseguimos identificar a maioria que comete esse tipo de crime. Para se ter uma idéia, somente dois menores, que nós prendemos, cometeram 15 assassinatos em 2003”, afirmou.
O aumento na solução dos casos impressiona. Em 2002, quando Taboão da Serra entrou para o ranking das 10 cidades mais violentas do Brasil, o número de homicídios esclarecidos foi de apenas 9,33%. “Não temos dúvidas que esse trabalho de investigação e a prisão dos culpados ajudou a diminuir muito os números na cidade”, disse o delegado.
Nos últimos três meses de 2004, aconteceram seis homicídios em Taboão da Serra e todos foram solucionados. “Estamos com nossos homens na rua, por isso estamos conseguindo esclarecer tantos casos”, comemora Dr. Étori.
A desativação da cadeia pública, após a inauguração do Centro de Detenção Provisória de Itapecerica da Serra, fez com que aumentasse o número de Policiais Civis investigando os casos. “Antigamente nós ficávamos cuidando de presos, essa era a nossa função”, revela um policial.
Taboão da Serra está com cerca de 220 mil habitantes e apenas uma delegacia de polícia. Em municípios com o mesmo número de moradores, como São Carlos, Araraquara e Cotia, a quantidade de delegacias chega a seis por cidade.