O maravilhoso mundo das bonecas reborn
Não são bebês, mas sim que parecem bebês de verdade. É que os famosos e hiper-realistas bonecos bebês reborn são sobretudo obras artísticas. A origem destas bonecas remonta à Segunda Guerra Mundial, quando na Alemanha as mães viram a necessidade de reparar as bonecas partidas de suas filhas com todo tipo de materiais, redecorando-as para que ficassem como novas diante da escassez de recursos. É daí que vem o nome reborn ou ‘renascer’. Mas daquela época para frente houve uma evolução para a criação do zero destes bebês, e surgiu uma arte que consiste em fazer bonecos com tamanha precisão nos detalhes que verdadeiramente parecem bebezinhos de carne e osso.
A presença da boneca bebê reborn generalizou-se ao longo dos anos, e graças a internet esta tendência foi introduzida em outros países europeus, espalhando-se pela França, Reino Unido e Latam. Desenhados com vinil especial ou silicone, recriam a pele agradável e macia de um bebê de carne e osso, com olhos de vidro com cílios, cabelos enxertados cuidadosamente na cabeça, boca e nariz bem desenhados e o mesmo peso que um bebê de verdade.
Estes bonecos, para serem considerados bebês reborn, exigem um processo artesanal com estilo artístico e detalhado pois sua produção não é em grande escala. Dado o processo laborioso que a sua fabricação implica, é comum que sejam produtos limitados ou exclusivos, bem delicados e por isso diferentes de uma boneca comum. Mas claro que se pode brincar com eles, só que com muito cuidado, pois são tão realistas que exigem de muito carinho e também responsabilidade, assim como um bebê de verdade. Os reborn nao são apenas para as crianças -embora não sejam brinquedos- como também para colecionadores, pessoas com problemas reprodutivos ou que sofreram abortos, pais que querem eternizar seus bebês que hoje já são crescidos até ajudar idosos com Alzheimer.
Como são feitos
Existem dois tipos de bonecos reborn, os feitos de vinil e os feitos de silicone. O processo é semelhante com qualquer um desses materiais. A base com a qual é feito um bebê reborn original é uma escultura, podendo ser esta criada a partir de vídeos e fotos reais com moldes 3D que os incorporam de diferentes ângulos ou com com imaginação. Da escultura se passa para um molde que é preenchido com o material escolhido.
O vinil é um material excelente extraído do petróleo, se encarrega de oferecer uma consistência um pouco mais sólida que os feitos com silicone e tendem a ser mais diversificados e baratos. Já o silicone é mais ecológico como material, e também mais caro porque é mais difícil de trabalhar. Em compensação o resultado é mais artístico e delicado, pois o silicone garante um bebê com um toque semelhante ao da pele, muito macio, enquanto em aquele com vinil se encontra algo macio mas é mais sólido seu toque. Reagindo à tendência crescente de criação de bonecas reborn, os fabricantes contratam escultores e artistas para criar kits e moldes de bonecas reborn.
Os kits vêm com o bebê em pedaços, mesmo que as ferramentas e o resto dos materiais necessários sejam adquiridos geralmente de forma independente. Um detalhe que vale a pena saber é que são quase inteiramente mulheres quem faz essas bonecas que levam em média sete dias de trabalho para serem fabricados.