O pânico dos animais com fogos de artifício

Todos já leram ou ouviram algum dia em meios de comunicação o quanto os fogos de artifício causam pânico em animais, os estampidos, luzes e cheiros são um verdadeiro cenário de horror para esses seres indefesos.
Enquanto os humanos ouvem entre 20 e 20.000 Hertz, os animais captam sons de 15 a 65.000 Hertz, fato que gera um estresse absoluto e pânico devido aos sons altos, fatos inesperados, e luminosidade que pode confundir a visão. Quando não há vigilância adequada e responsável o resultado é de fuga muitas vezes com acidente cortante, fratura, atropelamento, ataque cardíaco, aumento da pressão arterial e convulsões.
Esses são dados técnicos, mas hoje estou aqui pra contar pra vocês como é a nossa virada de ano e nas finais de jogos de futebol. Nós, protetores, ODIAMOS os primeiros minutos do ano novo, o ranço se estende para tudo que gera comemoração barulhenta, só quem tem animais sabe o quão vulneráveis eles ficam, imaginem dezenas e até centenas juntos com medo! Além das questões de ouvirem mais e isso ter consequências, podem haver brigas entre eles devido ao alto estresse, ou seja, um pesadelo.
Enquanto a maioria das pessoas ignoram cruelmente todo os alertas de não soltarem fogos para comemorar e descumprem as leis de proibição do ato, a consequência é nossa que preparamos a casa e os abrigos para ser o menos traumático possível, separamos os animais em grupos seguros, preparamos os ambientes para que nenhum acidente aconteça, contamos com a utilização de caixas de som para colocar numa altura adequada sons relaxantes que encontramos nas plataformas de músicas próprias para cães e gatos, e o mais triste… as famílias cuidadoras de muitos animais nunca conseguem fazer a contagem e virar o ano juntos, porque nos dividimos entre os ambientes para que os animais tenham um suporte emocional, para que possamos cuidar de todos eles, e ajudá-los a passar pelo pior momento das comemorações.
Antes de soltar fogos para comemorar jogos, ano novo, ou qualquer situação, lembre-se que vidas são ceifadas pela irresponsabilidade dos que não se importam com todos os alertas que divulgamos nas redes sociais, com as leis vigentes, falta responsabilidade, empatia e amor.
Este artigo também é um alerta, e conscientização que você pode compartilhar.
Vale lembrar que não são apenas os animais que sofrem, estão nesta lista os autistas, idosos, enfermos e crianças.
(Essa princesa da foto é a Alice, ela está para adoção responsável interessados entrar em contato com a @patre_oficial)