O que saber antes de disponibilizar seu imóvel para locação em SP
Para quem já é proprietário de um imóvel ou está pensando em investir, a locação permanece sendo um ótimo negócio
Alugar pela imobiliária ou de forma individual?
O primeiro passo é decidir quem vai administrar o seu imóvel. Se for você mesmo, é aconselhável buscar auxílio na lei e se informar sobre cuidados e recursos necessários para não correr o risco de cair em golpes ou passar por processo de irregularidades. Se você prefere não ter evitar toda burocracia, então a opção é procurar uma imobiliária ou um profissional especializado na área para te auxiliar. Além de ser um setor de confiança, é recomendável que a mesma esteja localizada próxima ao imóvel ou, pelo menos, na mesma região em que fica ele se encontra.
Quanto cobrar no aluguel?
Uma das grandes vantagens de possuir apartamento ou casa em São Paulo é a perspectiva de uma renda extra. Enquanto o valor adquirido em um processo de venda é maior em um primeiro instante, no processo de locação o proprietário passa a garantir um adiantamento mensal em seus faturamentos, com frequência e valores fixos. Nesse sentido, pode até parecer óbvio decidir qual será o valor cobrado no aluguel considerando apenas o valor do imóvel e suas despesas regulares. No entanto, com o auxílio de um especialista imobiliário especializado, é possível entender melhor o mercado e suas mudanças, como a localização do imóvel, da sua área privada, da condição da propriedade, a relação entre o preço médio e o estabelecido por região, dentre outras coisas.
Como anunciar seu imóvel para locação
Saber onde e como irá anunciar o seu imóvel é fator importante para que você alcance o seu público. Seja nos portais imobiliários na web, em sites confiáveis que envolvam a divulgação de venda e aluguel de imóveis ou até mesmo uma consultoria especializada nesse ramo sobre estratégias de divulgação para o seu bem podendo destacá-lo dos demais em um desses meios. Sendo assim, um corretor pode te ajudar não só com o agendamento de visitas, mas também com técnicas de propaganda e vendas onlines, isto é, como tornar o seu imóvel ou mais atrativo para os futuros inquilinos.
Administração de imóveis
Alugar o seu imóvel não é algo que termina após você entregar as chaves ao inquilino. Antes disso, existe toda uma documentação necessária que deve ser providenciada e, depois, a necessidade de manter em dia o recebimento do aluguel, como a manutenção de reajustes e até eventuais encontros para atender a questões envolvendo questões do imóvel a pedido inquilino, como: reformas e reclamações. Quem não têm tempo ou não possui interesse em atuar diretamente nesse processo, pode encontrar nas imobiliárias uma grande chance de parceria para este tipo de negócio.
E se eu alugar de forma particular?
A decisão de alugar com ou sem o auxílio de um especialista na área fica a critério do proprietário. Enquanto o uso desses serviços dispõe de facilidades jurídicas, colocar uma casa ou apartamento para alugar em SP de forma particular pode diminuir os gastos com ao serviço exercido pelo profissional, ocupará o tempo e traz uma ótima sensação de satisfação por ter feito algo sozinho.
Quanto uma imobiliária ganha com a locação de imóveis?
A comissão para imobiliárias envolvidas no aluguel em SP chega ao valor de um aluguel. Mas outros serviços podem estar envolvidos, como avaliações imobiliárias, elaboração de contratos e administração, esse valor também pode vir a ser maior dependendo do serviço no qual a mesma disponibiliza.
Documentos para alugar o seu imóvel
Não é só o inquilino que deve providenciar os documentos necessários para formalização do contrato de aluguel. Antes de colocar o seu imóvel para locação, lembre-se ter em mãos:
● RG;
● CPF;
● Comprovante da propriedade ou domínio do imóvel em questão.
Caso o inquilino ou o locatário sejam pessoas jurídicas, é necessário os seguintes documentos:
● Contrato social da empresa;
● Número do Cadastro Geral de Contribuintes (CGC);
● Comprovante da propriedade ou domínio do imóvel em questão.
Segurança na hora de alugar o imóvel
Saber como alugar um imóvel com segurança envolve se atentar a diversos fatores. Um deles é a reputação do seu futuro locador. Por isso, saiba que é necessário verificar se ele será capaz de efetuar os pagamentos do aluguel em dia. Para isso, analise o crédito por meio de contracheques, carta do banco ou o uso de alguma garantia de locação caso não possua um fiador, como seguro-fiança ou depósito caução. Não deixe de analisar todas as condições expostas no contrato. Certifique-se de discriminar nele todos os direitos e deveres de ambas as partes. Além disso, não esqueça de esclarecer a finalidade do imóvel no documento, pois você não quer ver o seu imóvel se transformar em algo além de moradia, certo? Por fim, é importante alegar se a negociação individual é a melhor opção para você e o seu imóvel. Enquanto alugar por conta pode te ajudar a economizar, mas é melhor dar uma atenção aos benefícios que os serviços imobiliários de qualidade oferecem, pois podem auxiliar na tomada de decisões legais e com mais segurança.
Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam o que fazer antes de disponibilizar o seu imóvel para locação!