O sol seca ou gera acne?
Se você acredita que o sol pode ajudar a secar a sua acne, sinto lhe informar que você caiu em um dos mitos mais clássicos do verão.
Sim, o sol pode agir como uma espécie de “anti-inflamatório natural” e é uma importante fonte de vitamina D . Contudo, ao se expor aos raios solares com frequência, você corre o risco de sofrer queimaduras, manchas… e acne!
Existe um tipo específico de espinhas que surge exatamente por conta do sol: a acne solar é uma queimadura provocada pela radiação ultravioleta.
Além disso, ao contrário da ideia de “secagem” da acne, o sol pode na verdade piorar as já existentes e até mesmo prejudicar as cicatrizes daquelas que já estavam secas. Isso tudo acontece porque o sol estimula a produção de glândulas sebáceas.
O sebo em excesso deixa a pele mais gordurosa, fator responsável pelo surgimento de espinhas. Inclusive, pessoas com pele mais clara têm ainda mais propensão em sofrer com acne solar.
Aquelas dicas clássicas…
Já que estamos falando de sol, a recomendação para evitar a acne solar é aquela regra básica: use filtro solar.
Outra coisa: aquela ideia de que o protetor solar deixa a pele mais oleosa também é fake news, viu? Existem diversos produtos que são oil free, como o NEOSTRATA® MINESOL® Corpo & Rosto e também o NEUTROGENA SUN FRESH®, que possui fórmula não oleosa. Protetores solar em gel, creme, sérum e até seco são as melhores opções para prevenir a acne solar.
O recomendado é passar o protetor solar a cada duas horas. Lembre-se também de evitar ficar exposto ao sol entre as 10h e 17h.