Obras da UBS do Jd. Helena foram finalizadas em 1993
Obras da UBS do Jd. Helena, em agosto de 1993, com 83% das obras acabadas
Publicado no Blog de Clayson Latorre
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar mais uma matéria do nosso acervo histórico. Nessa coluna, como na da semana passada, abordamos matérias que foram publicadas originalmente na edição nº 504 do Jornal O Cidadão, que circulou em agosto de 1993. Entre os destaques da semana, o término das obras da UBS do Jd. Helena, uma das ações mais aguardadas naquele ano.
Um prédio gigantesco surgia no meio de um descampado da estrada São Francisco. A Unidade Básica de Saúde do Jd. Helena era uma das obras da área de saúde mais aguardadas da época que passaria atender moradores de diversos bairros, como o Jd. Maria Rosa, Marabá e Jd. das Oliveiras.
Em agosto de 1993, o secretário de Estado de Saúde, Carmino Antônio de Souza, garantiu que a unidade começaria a funcionar ainda naquele ano. O prefeito da época, José Vicente Buscarini, visitou a secretaria em busca de informações.
O então governador Luiz Antônio Fleury Neto havia determinado que as obras em todo Estado, que tivessem com pelo menos 50% seu andamento, fossem concluídas o mais rápido possível. A UBS do Jd. Helena, estava com 83% pronta, faltando pouco para a conclusão da obra.
“O prefeito Buscarini, que não ocasião estava acompanhado do diretor de departamento de Saúde, dr. Carmino Antônio de Souza e do vereador Jorge Ferraz, foi ao secretário Carmino expressar sua preocupação com a demora na conclusão da obra e até com a possibilidade de deterioração do que já está pronto, em função da ação de vândalos”, escreveu O Cidadão na época.
O jornal lembrou que “Com uma área útil de 1.500 m², a UBS terá 58 salas de atendimento e o Departamento de Saúde do município pretende utilizá-la como um ambulatório de especialidades, com serviços de oftalmologia, dermatologia, otorrinolaringologia e saúde mental, além de prestar serviços de clínica médica, ginecologia, obstetrícia, pediatria e odontologia”.
Atualmente no prédio funciona o AME Taboão da Serra, um centro de especialidades gerido pelo Governo do Estado e que atende também moradores de Embu das Artes e Itapecerica da Serra.