Obras do Guaciara e Mituzi estão em andamento para receber a grama sintética
Por Ricardo Vaz
Depois de entregar a grama sintética do Estádio Municipal José Feres, no dia 03 de agosto, a Secretaria de Obras iniciou o processo de regularização e limpeza dos campos do Guaciara e Mituzi para que seja aplicado o material sintético. O prazo para entrega das obras é de 120 dias, e, segundo o prefeito Fernando Fernandes, “esporte é inclusão social e quando você oferece infraestrutura para que isso aconteça conseguimos dar mais oportunidades para as crianças saírem das ruas e participarem das nossas escolinhas”.
Os campos do Mituzi e Guaciara tem aproximadamente 10500 metros quadrados e ambos passarão por várias etapas da obra como: regularização e limpeza do terreno; compactação mecânica; correção no sistema de drenagem dos campos, preparação da base para recebimento do gramado sintético; fornecimento e aplicação da grama homologada pela Federação Paulista de Futebol; reforma e pintura das muretas; reforma parcial do alambrado; revisão do sistema de iluminação e revitalização de equipamentos externos. “Todas essas etapas são para garantir a maior durabilidade do material”, comentou o secretário de Obras, Rogerio Balzano.
Rogerio lembrou ainda que, “além de todas as melhorias nesses campos o Guaciara vai ganhar uma arquibancada na sua lateral”.
Para o secretário de Esportes, Fábio Fernandes, “quem joga sabe os benefícios que a grama sintética proporciona em uma partida, mas, é importante ressaltar que não estamos pensando só nos nossos atletas da várzea, temos muitas crianças nas escolinhas que também serão beneficiadas com esse investimento”.
Vantagens
Utilizada em estádios esportivos e arenas, a grama sintética tem durabilidade significativamente superior à grama natural. Além do custo de manutenção ser mais barato, possui um sistema de drenagem rápido e eficiente, o que resulta na absorção de quaisquer fluídos ou líquidos da superfície, prevenindo, assim, a criação de poças no decorrer de toda a sua extensão. A superfície, além de diminuir a incidência de ferimentos mais sérios nos atletas, impossibilita, sobretudo, a infestação de seres vivos, tais como: formigas, minhocas, cupins e outras pragas.