Obras em andamento em Taboão da Serra ultrapassam R$ 40 milhões de investimento
Obras de construção da Escola Municipal de Artes, que irá funcionar no Parque das Hortênsias
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) realizou na última semana uma vistoria nas obras em andamento na cidade. Os novos equipamentos em construção atendem as áreas da saúde, educação, esporte e infraestrutura, além de manutenção. Os investimentos ultrapassam a marca de R$ 40 milhões. A imprensa regional também participou da visita às obras.
A pandemia do novo coronavírus atrasou o início das obras e apesar do impacto financeiro causado pela doença, a prefeitura de Taboão da Serra conseguiu seguir com as obras. “Sem dúvida existe um impacto financeiro, mas nossa cidade está com as contas equilibradas e Taboão continua crescendo e gerando empregos”, disse.
Entre as obras visitas, uma das maiores é a reforma do Parque das Hortênsias. No local, que está fechado devido a pandemia, está sendo erguida a Escola Municipal de Artes, além de quatro prédios que irão abrigar “estações temáticas” voltadas para a educação. Duas delas, dedicadas a ciência, serão uma espécie de Museu Catavento. Ainda terá espaço no local para o ensino do Meio Ambiente e uma para a educação de trânsito para crianças e adolescentes.
Saúde
Na área da saúde, Taboão da Serra irá ganhar duas novas Unidades Básicas de Saúde. Uma no Parque Laguna e outra no Trianon, que também abrigará um Cras mo segundo pavimento. A UBS do Margaridas está sendo ampliada e as obras de reforma dos consultórios já foram iniciadas.
Também na área da saúde, Taboão da Serra terá a construção do novo SER, serviço municipal de fisioterapia e reabilitação, um novo prédio com estrutura adequada e moderna que poderá no futuro atender em parceria com o centro Lucy Montoro, serviço especializado do Governo Estadual.
“A cidade cresceu muito, cada nova UBS será referência para 20, 30 mil moradores. A ampliação e reforma da UBS do Jd. das Margaridas era necessária, urgente, aqueles bairros no entorno estão entre os mais populosos de Taboão da Serra e temos que adequar o atendimento”, afirmou Fernando Fernandes.
Educação
A prefeitura de Taboão da Serra vem aproveitando a suspensão das aulas, devido a pandemia, para reforma e ampliar algumas escolas. A EMI Horário, no Jd. Guaciara, está ganhando duas novas salas, a ampliação do refeitório e a construção de uma quadra coberta.
A EMI Pica-Pau Amarelo, no Jd. Clementino, está pronta e será inaugurada em breve. “Essa será a primeira escola com ensino integral na nossa cidade, estamos dando o pontapé inicial para isso. Assim que as aulas voltarem, aqui estará pronta para receber nossos alunos”, garantiu Fernandes.
Esporte e lazer
Uma da sobras mais adiantadas, o novo campo do Botafogo, no Jd. Record, está em fase final e será inaugurado em novembro. O local passou por uma ampla reforma e terá vestiários, gramado sintético e iluminação para jogos noturno. Uma escolinha de futebol irá funcionar nos dias de semana.
Os moradores do Jd. Mirna / Três Marias terão uma quadra poliesportiva coberta que está em fase final de construção. Além disso, uma pista de caminhada também fará parte do complexo, que também poderá abrigar eventos culturais. A previsão é que seja inaugurada ainda em novembro.
O campo do Guaciara também passa por uma ampla reforma. O gramado sintético está sendo trocado e serão realizadas melhorias nos vestiários. Na rua Ivoti, na Gleba C, uma quadra de futebol society e outra de basquete de rua também serão entregues nas próximas semanas, a obra está em fase de acabamento.
Infraestrutura e manutenção
As principais avenidas de Taboão da Serra também estão ganhando asfalto novo. Segundo o secretário de obras, Rogério Balzano, já foram recapeadas 49 vias e estão em execução outras 12 ruas e avenidas. “Estamos trabalhando com a assinatura de contrato mais nove vias, com previsão de início nos próximos 15 dias”, explicou.
Mulheres
As obras de construção do Complexo das Mulheres, localizado no Jd. São Paulo, próximo ao Parque Pinheiros, estão seguindo o cronograma, segundo o prefeito. O prédio irá abrigar a Delegacia da Mulher, o Conselho Tutelar e a Coordenadoria dos Direitos das Mulheres. Ao lado, o Centro de Referência das Mulheres está sendo ampliado e irá ganhar um segundo andar.