Olimpíadas Estudantis foram marco na educação e esporte de Taboão da Serra
O astro do basquete Oscar Schmidt arremessa algumas bolas para alegria dos fãs de Taboão da Serra
Publicado no Blog de Clayson Latorre
Olá amigos, nesta semana vamos relembrar uma série de matérias do nosso acervo histórico. Nessa coluna, abordamos uma matéria publicada originalmente na edição nº 759 do Jornal O Cidadão, publicada em setembro de 1998. Na nossa página esportiva destaque para a abertura da Olimpíada Estudantil de Taboão da Serra.
Um dos mais importantes e tradicionais torneios esportivos de Taboão da Serra foi, por décadas, as Olimpíadas Estudantis, hoje em dia extinta. Mas, durante muitos anos a competição mobilizou estudantes das escolas da rede municipal, que se enfrentavam em diversas modalidades.
Em 1998, a prefeitura realizou a 12ª Olimpíada Estudantil Professor José Roberto Pacheco no Ginásio Municipal de Esportes. Na abertura, a maratonista taboanense Maria Auxiliadora, acendeu a pira olímpica.
Convidado de honra para ser o padrinho daquela edição, o jogador de basquete Oscar Schmidt leu o juramento do atleta. Muito aplaudido, recebeu do então prefeito Fernando Fernandes uma camisa da equipe de basquete de Taboão da Serra como recordação pela sua participação no evento.
Oscar foi a grande atração, após o final da cerimônia, o atleta deu uma canja e arremessou algumas bolas com precisão incrível, para a alegria de centenas de alunos que se aglomeravam em busca de um autógrafo, já que na época, uma selfie com o astro do basquete era algo impensável.
Na época as Olimpíadas foram organizadas pelas secretarias de Educação, comandada por Antônio Carlos Fenólio e a de Esporte, que tinha como secretário o ex-vereador Oscar Ferreira.
Ao todos, naquele ano, participaram 20 escolas estaduais e duas municipais (Taboão da Serra passava pelo processo de municipalização da educação). As modalidades disputadas foram de atletismo, basquete, futebol de salão, handebol, queimada, vôlei e xadrez. As partidas aconteceram no Ginásio Municipal de Esportes e na quadra coberta do Centro de Convivência do Pq. Pinheiros, no CSU.