Onishi reúne moradores do Maria Rosa para debater segurança com a Civil, PM e GCM
O vereador Ronaldo Onishi (SD) reuniu no dia 23, na Escola Professor Francisco Vicente Lopes Goncalves a comunidade do Jardim Maria Rosa para discutir a segurança pública no bairro com o delegado titular de Taboão da Serra Dr. José Altamiro, representando a Polícia Civil, o sargento Papelas, da Polícia Militar e o subcomandante Borgato, da Guarda Civil Municipal. Na reunião os moradores relataram casos de assaltos na região, requereram um aumento nas rondas principalmente na parte da manhã por volta das 6 horas, quando saem para o trabalho e na saída do horário escolar, onde os alunos são vítimas de assaltos.
Ronaldo Onishi abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos, principalmente das forças de seguranças que atenderam prontamente o chamado da comunidade e compareceram ao encontro. Disse que uma das bandeiras do seu mandato é a segurança e lembrou sua luta pelo retorno da Força Tática. Também citou que atua junto ao Governo municipal na questão da iluminação pública, poda de árvores e principalmente em gerar oportunidades aos jovens.
O delegado Dr. Altamiro disse que a população pode contar com o apoio da Polícia Civil. Ele afirmou acreditar na polícia comunitária, vez que Segurança Pública é obrigação do Estado e responsabilidade de todos. O delegado esclareceu dúvidas sobre a Delegacia Eletrônica e reforçou que o policial precisa estar próximo da população, colocando a delegacia a disposição da comunidade.
Já o sargento Papelas se comprometeu em aumentar as rondas nos horários solicitados. Ele questionou quantos moradores foram assaltados e verificou que não registaram o BO. Papelas relatou a importância dos registros das ocorrências. Discorreu ainda sobre o triângulo do crime, citando que para ocorrer o crime é necessária combinação de três fatores: o indivíduo motivado, a técnica e a oportunidade, ou seja o agente motivado a cometer o crime, a vítima que muitas das vezes é descuidada e não percebe a aproximação do assaltante, aliada a falta de segurança que a própria pessoa precisa ter sobre o bem, como falta de atenção ou ostentar o bem em local impróprio.
“Esses três fatores combinados gera a oportunidade que é a situação favorável para a consumação do ato criminoso”. O GCM Borgato além de reforçar as rondas, disse que a população pode contar sempre com a guarda.
Os moradores presentes agradeceram a iniciativa do vereador e as dicas de segurança recebidas das autoridades. Para a moradora Elenilda Maria Oliveira “a reunião foi ótima e precisa ocorrer mais vezes”. Ela disse que gostou muito principalmente das dicas de segurança. Já a moradora Roseane Fausto contou que “o encontro foi bem produtivo e rico para quem prestou atenção, foram dicas que a gente nem percebe, mas que faz muita diferença”, citou antes de concluir que “temos que ter mais desses encontros”.