Operação da Enel identifica fraudes de energia em Itapecerica da Serra
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter
Uma operação da Enel Distribuição São Paulo, em parceria com a Polícia Civil, realizou no mês de fevereiro, duas ações na fiscalização e retirada de ligações clandestinas, o famoso “gato”. A operação contabilizou 98 locais inspecionados, com mais de 90 irregularidades identificadas, sendo 65 fraudes, sem nenhuma prisão na Região Metropolitana de São Paulo. Em Itapecerica da Serra, foram identificadas quatro fraudes de energia.
“Furto de energia, o famoso “gato”, é crime, – com pena prevista em lei de um a oito anos de reclusão –, além de trazer outros impactos negativos para os consumidores”, esclarece a Enel.
Entre os locais onde foram encontradas as fraudes estão mansões e comércios de bairro como pizzaria, bares e restaurantes, lava rápido e até posto de combustível nas zonas norte, sul, leste e oeste da região Metropolitana de São Paulo. Além de bairros da capital paulista, a ação identificou irregularidades nos municípios de Santo André (10 fraudes), Barueri (6 fraudes), Itapecerica da Serra (4 fraudes), Diadema (4 fraudes) e São Caetano do Sul (3 fraudes).
“Rompimento de cabos, curtos-circuitos, incêndios, choque elétrico, interrupções no fornecimento de energia e sobrecarga na rede, são alguns dos riscos de segurança e prejuízos das ligações clandestinas”, afirma Guilherme Dutil, responsável pela área de Perdas da Enel Distribuição São Paulo. “Os desvios não atendem a padrões de fornecimento, podendo prejudicar quem faz o ‘gato’ e quem mora próximo a eles. Além disso, quem interfere na rede para fazer uma ligação clandestina corre sério perigo de vida”, completa o executivo.
Combate ao furto de energia em 2022
Entre janeiro e dezembro de 2022, a Enel, em parceria com a Polícia Civil, realizou 222 operações, com 109 pessoas presas.
Entre os municípios onde ocorreram mais operações desse sentido estão a capital paulista, com 156 operações, seguida de São Bernardo do Campo (11); Carapicuíba e Santana de Parnaíba (8); Diadema e Itapevi (6); Osasco (5); Barueri e Mauá (4); Embu das Artes, Embu-Guaçu e Santo André (3), Cajamar e São Caetano do Sul (2); e Taboão da Serra (1).