Orgulho: Futsal feminino de Taboão da Serra é campeão da Libertadores
Taboão da Serra viveu na tarde deste sábado, dia 11, a maior conquista da história de uma equipe esportista da cidade. As meninas do futsal golearam o San Lorenzo por 6 a 0 e garantiram o inédito título da Libertadores, organizado pela Conmebol, nesta edição realizada na Bolívia.
A equipe de Taboão da Serra conquistou o título com 100% de aproveitamento, confirmando que hoje é a maior equipe de futsal da América Latina. A goleaa foi saramenrda com dois gols de Natalinha dois de Pão Britez e dois Luana que fecharam a goleada sobre o time argentino.
🇧🇷🏆 A taça é do @FutsalTaboao!
🥳⚽ ¡La copa es de #TaboaoMagnus!
CONMEBOL #LibertadoresFutsalFEM pic.twitter.com/MM7s9yJtEJ
— CONMEBOL Libertadores Futsal (@LibertadoresFS) June 12, 2022
Na semifinal a equipe taboanense despachou o Sport Colonial, do Paraguai, com uma vibrante goleada de 5 a 0.
Os jogos, que estão acontecendo na cidade de Cochabamba, na Bolívia, começaram dia 4 e a grande final acontece hoje, sábado, dia 11. Dez países estão participando da Libertadores de futsal 2022: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Brasil, que está sendo representado pelo Taboão Magnus.
Os confrontos aconteceram na seguinte ordem: em 04/06 o grupo enfrentou o Marte Club (Peru); em 06/06 o embate foi contra o Santo Domingo (Equador); em 07/06 o adversário das jogadoras de Taboão foi o Acción Deportiva (Venezuela); e em 08/06, a disputa se deu contra o Juventas (Colômbia).
De acordo com Priscila Silva, supervisora da equipe, um dos principais adversários do Futsal Feminino Taboão da Serra foi a altitude, que causou mal estar em várias jogadoras, inclusive ocasionando sangramentos nasais.
A treinadora Cris Souza precisou solicitar cilindros de oxigênios para ajudar o grupo a se adaptar aos 2.558 metros acima do nível do mar. Após o tratamento, o Taboão Magnus conseguiu virar o jogo; Marte Club estava vencendo por 2 a 0, mas o time taboanense conseguiu ser campeão por 8 a 2.No segundo confronto contra o Santo Domingo, o time do município venceu mais uma vez por 8 a 4.
Na competição do dia 07/06, Taboão Magnus se sobressaiu em relação ao Acción Deportiva por 4 a 0. Já o último confronto contra o Juventas foi mais acirrado, mas a equipe de Futsal Feminino Taboão da Serra triunfou com um placar de 5 a 4. Graças ao desempenho nas competições, a equipe de taboanense garantiu seu lugar na semifinal. O duelo pela vaga na final será contra time paraguaio Sport Colonial.
A treinadora do time, Cris Souza, comentou sobre o empenho das jogadoras na CONMEBOL. “A gente entende cada jogo como uma final. Com humildade,estratégia e sabedoria nós encaramos essa competição entendendo que se ganha passo a passo. Então cada vitória écomemorada, o que também não nos impede de olhar os erros para corrigir, porque a gente continua sonhando com o título”, declarou
“O Brasil é sempre um dos favoritos em qualquer competição de futsal ou futebol. A gente espera fazer valer esse favoritismo e levar a taça para o Brasil e para Taboão. Seria algo inédito para a gente, ficamos até ansiosas em poder conquistar um título dessa grandeza”, afirmou Priscila Silva.
O prefeito Aprígio parabenizou as atletas e ressaltou o orgulho de levar a bandeira da cidade, representando o país. “Nossa expectativa é que as nossas meninas voltem para Taboão da Serra com o título de campeãs! Parabéns por nos encherem de orgulho e pela atuação incrível na Libertadores”, finalizou.