Ouvidoria de Embu das Artes presta conta de suas atividades
A Ouvidoria da Prefeitura de Embu das Artes realizou na quarta-feira (12/3), na Câmara Municipal, Audiência Pública que apresentou os dados de suas atividades nos primeiros meses de 2014, cumprindo o compromisso pela prestação de contas periódicas.
Criada como um canal de comunicação e participação entre o cidadão e a gestão municipal, o intuito do órgão é melhorar a eficácia dos serviços públicos com o recebimento de críticas, sugestões, elogios e orientações que são encaminhados às secretarias do município.
De acordo com a exposição do secretário da Ouvidoria e Controladoria Geral, Edson Bezerra, neste ano ocorreram igualmente 194 atendimentos em cada um dos meses de janeiro e fevereiro, seguindo desta forma:
Janeiro – reclamações (145), denúncias (28), orientações (12), elogios (8) e sugestão (1). Entre os meios de contato, foram 79 por telefone; 71 pela internet; 23 pessoalmente e 21 por e-mail.
Fevereiro – reclamações (165), denúncias (6), orientações (8), elogios (8) e sugestões (7). Meios de contato: 108 por telefone; 15 pela internet; 41 pessoalmente e 30 por e-mail.
No ranking dos assuntos mais tratados – reclamação: demora no atendimento de serviços de manutenção ou a falta deles; denúncia: conduta inadequada de funcionários; orientações: recadastramento biométrico e solicitação de serviços; elogios: às equipes de saúde municipal, atendimento ao público e GCM; sugestão: ampliação da rede de recarga do cartão de transporte Bem em lojas, casas lotéricas e outros pontos da cidade.
Edson ainda mostrou o balanço de 2013, quando o total de demandas foi de 2.494, sendo 2.239 reclamações, 122 elogios, 55 sugestões, 49 denúncias e 29 orientações. Neste período, as formas de comunicação se deram por telefone (1509), internet (516), pessoalmente (407), e-mail (54) e carta (8).
Em quatro anos de atuação (2009-2013), a Ouvidoria já fez 12.105 atendimentos.
A audiência foi acompanhada por populares, pelos secretários municipais Nelson Pedroso (Obras), Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas), Francisco Iderval (Assuntos Jurídicos) e Fausto Martino (adjunto da Saúde). Além dos vereadores Doda Pinheiro (presidente), Gilvan da Saúde, Rosana Almeida, Gilson Oliveira, João Leite, Carlinhos do Embu, Dra. Bete, Clidão do Táxi, Jabá do Depósito e Julio Campanha.
Equipe da Ouvidoria: Edson Bezerra (secretário); Marcos Rogério (adjunto); Luis Henrique Sinaniz Plata (coordenador) e Elaine Pereira Dias (técnica da Ouvidoria SUS).