Padre Kirano recebe Título de Cidadão Taboanense nos 50 anos de sacerdócio
Para o padre Kirano: "Aqui no Brasil o povo tem muito ânimo, muita fé e quer participar. E isso é talvez a maior satisfação da minha vida"
Padre Kirano recebeu das mãos dos vereadores o Título de Cidadão Taboanense
Uma das figuras mais admiradas de Taboão da Serra, o padre irlandês Kieran Ridge, carinhosamente conhecido como Kirano, recebeu neste domingo, dia 8, durante missa na Igreja São João Batista, no Jd. Roberto, o Título de Cidadão Taboanense. A honraria foi entregue pelos vereadores em uma cerimônia emocionante.
Padre Kirano completou 50 anos de sacerdócio. A missa de ação de graças ao jubileu de ouro aconteceu no sábado, dia 7, na Catedral Sagrada Família, no Campo Limpo, em São Paulo. Emocionado, Kirano agradeceu o título da cidade onde ele fundou diversas paróquias nos últimos 32 anos.
“Estou muito contente e agradecido por receber esse título tão importante, estou em Taboão da Serra há 32 anos e sempre me senti taboanense, uma cidade que me acolheu de uma forma muito carinhosa”, disse Padre Kirano. Familiares vieram da Irlanda e dos Estados Unidos especialmente para as comemorações do Jubileu de Ouro.
A presidente da Câmara Municipal Joice Silva, parabenizou Kirano pelo trabalho em Taboão da Serra e disse que esse é um título de cidadania muito merecido. “Por tudo o que ele fez, por todos os projetos sociais, pelo resgate de vidas, esse título está em ótimas mãos, queremos que esse seja um símbolo do reconhecimento da nossa cidade a dedicação e amor do padre Kirano com o povo de Taboão da Serra”.
O prefeito Fernando Fernandes também participou do evento e disse que ficou emocionado com a missa realizada no dia anterior no Campo Limpo em comemoração aos 50 anos de sacerdócio. “Foi uma homenagem muito bonita, o padre Kirano tem uma história magnífica na nossa cidade, em toda a região e hoje ele se torna oficialmente Cidadão Taboanense com essa homenagem da Câmara Municipal”.
Em entrevista exclusiva ao Portal O Taboanense, Padre Kirano falou dos 50 anos de sacerdócio. “Primeiro agradeço a Deus por ter chegado nos 50 anos, nunca imaginei. E agora estou esperando, como se diz, o que vai acontecer. Mas é uma luta e uma conquista com certeza”.
Para Kirano esses 50 anos dedicados a igreja “não seria possível se não fosse à graça de Deus. A maior satisfação é ver a participação das pessoas, o quanto os leigos são envolvidos. Aqui no Brasil o povo tem muito ânimo, muita fé e quer participar. E isso é talvez a maior satisfação da minha vida”, constatou.
Atualmente, são cinco comunidades ligadas à matriz São João Batista, de acordo com padre Kirano, esse número já chegou a 11. São cerca de 35 mil participantes no total.
“Começamos com seis comunidades pequenas, aos poucos fomos fazendo as mudanças que achava necessário. Era um lugar [Taboão da Serra] bem carente. A gente foi construindo novas comunidades. Chegamos a ter 11 comunidades. Construímos igrejas novas, centros comunitários e reformamos todas as igrejas que já existiam. A ideia era fazer uma pastoral que atingisse também a área social, na minha maneira de pensar, o social tem que ser uma parte do apostolado. E assim fomos caminhando até o dia de hoje”, comenta o religioso.
Prestigiaram o evento o prefeito Fernando Fernandes, o vice-prefeito Laércio Lopes, os vereadores Joice Silva, presidente da Câmara, Marcos Paulo, Priscila Sampaio, Professor Moreira, Alex Bodinho, Eduardo Nóbrega, Carlinhos do Leme, Érica Franquini e André Egydio.