Pagando com QR Code
A expectativa é que fique cada vez mais fácil para vender com QR Code. Isso vem de encontro com o que prometeu o Banco Central, ao confirmar para fim de 2020 o lançamento do PIX. Esse sistema deverá integrar e deixar obsoleta outras formas de pagamentos que conhecemos, como cartão de crédito e cheque.
Acontece que o QR Code é uma ferramenta bem mais simples, já que basta apontar a câmera do celular para o código e então a transferência bancária poderá ser concluída dentro de alguns segundos. As empresas devem passar a adotar cada vez mais esse sistema.
Ainda é complicado fazer pagamentos dessa maneira, mas em breve não vai ser mais assim. A expectativa é que seja um sistema bem veloz, que poderá ser utilizado em qualquer dia da semana e em qualquer horário, sem nenhuma restrição.
Como usar o QR Code?
É muito fácil de utilizar o sistema QR Code, basta apontar a câmera do seu celular para o local onde aparece o código e pronto. E tem mais um fator que pesa e muito em relação a utilização dessa ferramenta, já que os novos modelos de celulares são capazes de fazer a leitura sem precisar a instalação de programas secundários.
Até alguns anos atrás os celulares não conseguiam ler QR Code em sua versão de fábrica, assim não davam praticidade para os usuários em relação ao uso dessa tecnologia. Por isso, demorou alguns anos para que o seu desenvolvimento fosse pleno, o que vem acontecendo recentemente e deverá ficar ainda maior com o lançamento do PIX.
Se o seu celular não está lendo QR Code, então vá no menu “Configurações” e habilite a verificação de códigos QR. Se essa opção não estiver disponível no seu aparelho, então tente acessar a loja de aplicativos e busque por algum que supra essa carência.
Uma substituição aos meios de pagamentos
Existem diversos meios de pagamento possíveis, como é o caso dos famosos TED e DOC, além dos boletos bancários. O problema é que para fazer a utilização deles, muitas vezes é preciso pagar taxas e além disso, os pagamentos são confirmados entre 1 e 3 dias úteis, ou seja, é algo demorado em um mundo cada vez mais rápido.
Com a tecnologia QR Code já bem desenvolvida e conectada com a internet, a ideia é que o PIX venha para superar essas outras ferramentas de crédito utilizadas para pagamentos. Dessa forma, ficará ainda mais fácil para fazer pagamentos utilizando o QR Code.
Muitas empresas já estão se adaptando a essa nova realidade, colocando QR Codes em cartazes e também em panfletos. Na televisão brasileira ele passou a ser utilizado com força em 2020, seja como forma de propaganda, onde os usuários encontram ofertas exclusivas ou mesmo para acessarem notícias.
QR Code é seguro?
O QR Code conta com protocolos de segurança, para impedir que softwares maldosos ou hackers atrapalhem as transferências. Aliás, como isso vai acontecer praticamente de maneira instantânea, com o pagamento sendo aprovado dentro de alguns minutos ou mesmo segundos, ficará mais difícil a ocorrência de fraudes.
Se você está pensando em vender ou pagar com a utilização do QR Code, saiba que é possível fazer isso de uma maneira segura e tranquila. Esse é um sistema que tem mais de duas décadas, e que nesse período passou por diversas alterações para chegar no que é hoje.
É um sistema testado e aprovado para impedir fraudes. Se as principais empresas do mundo já estão utilizando, isso quer dizer algo: quer dizer que é seguro e vale a pena adotar. Vai ficar cada vez mais fácil para com QR Code.
Como pagar com QR Code?
Será possível apenas executar pagamentos utilizando o QR Code se a empresa oferecer acesso a essa ferramenta. Caso contrário, será impossível. Mas, com o lançamento do PIX e com a popularidade que o sistema vem ganhando, é provável que empresas dos mais variados setores adotem o modelo.
O pagamento com QR Code será feito de maneira facilitada, no máximo precisará digitar o seu CPF e quem sabe enviar uma foto para reconhecimento facial. A ideia é ainda eliminar o processo burocrático, que tanto aborrece nos momentos em que realizamos pagamentos.