Pais e funcionários reclamam da situação do PAC São Domingos em Taboão da Serra
Secretaria de Educação diz que problema com a instituição é “má gestão” da Organização Sociedade Civil Pequenos Irmãos. Prefeitura vai abrir sindicância para apurar os fatos

O PAC São Domingos atende 180 crianças de até 3 anos
Funcionários e pais reclamam da péssima situação que se encontra o PAC São Domingos, instalado na rua Benedito Afonso Sequeira, Pq Pinheiros, em Taboão da Serra, de acordo com eles, falta merenda para as crianças, o prédio está em condições ruins, salas com “cheiro de mofo” e os funcionários estão sem salário. A instituição atende 180 crianças de até 3 anos.
Nesta terça-feira, dia 2, um grupo de pais e funcionários foram à Câmara Municipal pedir uma solução. O presidente da Comissão de Educação, vereador Eduardo Nóbrega, disse que a situação “é grave e séria” e que “precisa de intervenção imediata”. Mas deixou claro não se tratar de um problema da Secretaria de Educação.
“Esse problema não é causado pela Secretaria de Educação. Precisamos de uma visita para socorreremos os pais e os funcionários […] Precisamos tratar esse assunto de forma correta, para onde vão essas crianças?”, declarou Nóbrega.
Em entrevista ao O Taboanense, o secretário João Medeiros, informou que a prefeitura suspendeu o repasse para a instituição nos meses e janeiro e fevereiro, por que a instituição não entregou a documentação necessária para firmar o convênio no prazo estabelecido e que o problema é “má gestão”.
“O que acontece é um problema de má gestão, de forma recorrente eles [gestores do PAC] atrasam a entrega da documentação, e sem isso a Prefeitura não pode fazer o repasse. Então os meses de janeiro e fevereiro, o PAC não recebeu. A gente fez uma série de apoio e vamos acertar o pagamento de março, porque a Prefeitura não pode pagar se o convênio não está firmado”, esclareceu Medeiros.
De acordo com Medeiros, todas as escolas e PACs da rede municipal são vistoriadas por um supervisor de educação. Antes da atual diretoria assumir o São Domingos, o PAC foi classificado como excelente na avaliação anual.

“O PAC [São Domingos] é muito bom, todo ano a Secretaria faz uma avaliação dos serviços prestados por todos os PACs, e o São Domingos recebeu excelente. Mas em junho mudou a gestão, entrou uma diretora nova, mudou o padre, tem um problema interno na administração dessa entidade, e esses conflitos internos, mudança de diretor e dispensa de funcionário implicou em tudo isso”, disse o secretário.
Ainda de acordo com Medeiros, “com a secretaria de Educação está absolutamente em ordem. Estamos absolutamente tranquilos, tudo da nossa parte está certo. A questão de janeiro e fevereiro, a Prefeitura vai abrir uma sindicância. Todas as medidas legais foram tomadas. O PAC é bom, mas tem um problema interno de gestão lá”, concluiu.
A Comissão de Educação da Câmara Municipal se reuniu na tarde de hoje com o secretário de Educação, João Medeiros.