Manifestação nesta segunda pede manutenção de convênio entre prefeitura e Solar dos Unidos
Fernandes rechaça informação que decisão seria política e afirma que prefeitura irá inaugurar um Cras no jd. Clementino que irá atender as crianças
ONG já havia protestado em dezembro de 2015 quando houve a possibilidade do convênio ser cancelado
Pais, funcionários e alunos do Solar dos Unidos do Jd. Clementino, em Taboão da Serra, prometem fazer uma manifestação, na próxima segunda-feira, dia 21, em frente a Prefeitura da cidade.
O ato deve ocorrer pela manhã, a partir das 8h30. O grupo exige que o prefeito Fernando Fernandes reverta a decisão e não cancele o convênio com a entidade que atende 175 crianças e adolescentes no contra turno escolar.
O prazo legal para a renovação do contrato encerra na segunda-feira, dia 21, e de acordo com os diretores do Solar dos Unidos, sem o convênio a entidade terá dificuldades em manter a unidade aberta.
Em fevereiro a entidade foi notificada pela Prefeitura sobre a rescisão do termo de colaboração entre a Solar dos Unidos Associação Comunitária e o governo municipal. A entidade realiza serviço social há quase duas décadas em Taboão da Serra.
Outro lado
No sábado, dia 19, o prefeito Fernando Fernandes disse que a decisão tomada de não renovar o convênio com a entidade não é política, mas técnica. “Estou há cinco anos nesse mandato, e o Solar dos Unidos funcionou com o Moreira na oposição durante esses cinco anos. E funcionou com o Moreira na oposição. Se fosse uma decisão política, a gente teria cortado no início do mandato”, afirmou Fernandes.
Apesar da entidade não ter um vínculo direto com o vereador Professor Moreira, Fernandes afirmou que ele já foi presidente da ONG e hoje é comandada por pessoas de sua confiança.
O prefeito justificou a decisão dizendo que a prefeitura irá continuar oferecer o atendimento às crianças. “A gente tinha uma deficiência no Jd. Clementino, mas vamos inaugurar o Cras e vamos oferecer esse serviço a população através do governo, não tem sentido eu ficar contratando uma entidade para fazer o mesmo serviço. Se houver uma deficiência nisso, a gente pode estudar no futuro, ter um convênio com essa entidade”.
Fernandes disse ainda que a entidade continuará recebendo verbas do governo municipal para manter dois Pacs (Programa de Atendimento à Criança) que possui parceria com a prefeitura, um no Jd. Clementino e outro no Jd. São Judas.