Semana de Conscientização do Autismo em Taboão da Serra teve palestras no Cemur lotado
Evento reuniu cerca de 900 pessoas entre profissionais da saúde, da educação e pais que assisitiram diversas palestras sobre o tema
O vereador Ronaldo Onishi ao lado do palestrante Fábio Oliveira durante evento realizado neste sábado, no Cemur
O Cemur foi palco, neste sábado, dia 7, do 4º Encontro de Autismo de Taboão da Serra. O evento organizado pelo vereador Ronaldo Onishi, um dos maiores incentivadores do debate sobre a síndrome na região, levou quase mil pessoas, grande parte professores e profissionais da saúde que atendem na rede pública.
Entre os objetivos do evento está a conscientização sobre a doença e a desmistificação que as pessoas portadoras do autismo não podem ter uma vida comum, participando da sociedade e exercendo funções do dia a dia, além de trabalhar e estudar. A série de palestras realizadas faz parte da Semana de Conscientização do Autismo, instituída por lei de autoria do vereador Ronaldo Onishi (SD).
No quarto ano de eventos, o público cresceu muito e precisou migrar de local. As primeiras edições foram realizadas no plenário da Câmara Municipal, mas o espaço ficou pequeno. “Nós estávamos pensando em um local pro evento, na Câmara iria ficar pequeno e mudamos para o auditório da Fecaf, quando abrimos as inscrições vimos que seria impossível e passamos para o Cemur, que ficou, lotado, quase 900 pessoas acompanhando as palestras”, disse Onishi.
Ainda de acordo com o vereador, esse é o maior evento sobre autismo da região, está entre os maiores da Grande São Paulo. “A lei é um marco, conseguimos aprovar há cinco anos e poderia ser uma lei que fica só no papel, mas não, veja quantos eventos tivemos na cidade e como mobilizou as pessoas. Esse tema foi pauta na imprensa regional durante esses últimos dias, aumentando o debate e dando visibilidade ao tema”.
Para a secretária de saúde, Dra. Raquel Zaicaner, a conscientização sobre a síndrome é o primeiro passo para que seja feita uma inclusão das crianças portadoras do autismo. “Esse evento é muito bom para discutirmos com pais, profissionais da saúde e da educação como devemos lidar para garantir o direito dessas pessoas na sociedade, hoje temos informação suficiente para que elas possam ter uma vida mais normal possível”.
Joice Silva, presidente da Câmara Municipal, que participou do evento no Cemur, lembrou da importância da lei de autoria de Onishi, aprovada pelo Legislativo. “Esse é o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos vereadores, veja só o Cemur lotado para lidar com esse assunto, com palestrantes de qualidade, trazendo conscientização e levando informação para todos esses profissionais”.
Um dos palestrantes mais aclamados do evento, o professor Fábio Oliveira, foi muito aplaudido e encerrou o evento abordando como incluir os alunos autistas na sala de aula. “É um evento muito positivo, muito organizado, o povo taboanense é muito receptivo e por isso eu volto sempre que for convidado”.
Essa é a segunda vez que Fábio participa do evento em Taboão da Serra. “Para a cidade é muito importante porque quando tratamos de uma síndrome como o autismo favorece muito porque todas as pessoas começam a saber minimamente sobre o assunto, não fica desconhecido. Foi bom também porque tinham muitos professores e são eles que vão fazer que esses meninos evoluam”.