Papa Francisco morre aos 88 anos em Roma

• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Morreu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos, o Papa Francisco, líder da Igreja Católica, em Roma. O Vaticano confirmou a morte de Jorge Mario Bergoglio, um dos mais influentes líderes religiosos do século XXI.”
A notícia foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell. Americano de origem irlandesa, Farrell será o administrador do Vaticano até a eleição de um novo papa.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz o comunicado.
Desde sua eleição em 2013, o papado de Francisco foi marcado por problemas de saúde, com episódios frequentes de gripes, resfriados e lesões decorrentes de quedas em sua residência no Vaticano.”
Sua saúde vinha piorando nas últimas semanas, além de dificuldades respiratórias crônicas – uma pleurisia fez com que ele perdesse parte de um pulmão na juventude – o Papa tinha problemas no joelho e no quadril. Isso fez com que ele tivesse de recorrer a uma cadeira de rodas desde 2022.
Em 14 de fevereiro, foi internado para realizar exames e tratar um quadro de bronquite, inflamação dos brônquios geralmente provocada por vírus como o da influenza ou o vírus sincicial respiratório, e permaneceu hospitalizado por 37 dias.
Sua última aparição pública foi no domingo, dia 20, quando o Papa Francisco abençoou os fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a Missa de Páscoa — uma das várias aparições públicas na última semana.
O primeiro papa latino-americano foi um defensor da inclusão. Sua primeira viagem pontifical ocorreu cerca de dois meses após sua eleição. Foi uma viagem à ilha italiana de Lampedusa, no extremo sul da Itália. Ele foi se encontrar com refugiados etíopes, eritreus e somalis, que haviam sido resgatados no Mar Mediterrâneo após inúmeros naufrágios de imigrantes ilegais que tentavam chegar à Europa. Francisco criticou, pela primeira vez, a “globalização da indiferença”. Queria que as novas fronteiras econômicas não abandonassem ninguém nas bordas do mundo.
Em decisão histórica aprovada pelo papa Francisco em dezembro de 2023, o Vaticano anunciou que padres podem administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, desde que não façam parte dos rituais ou liturgias regulares da Igreja Católica.
Documento do escritório doutrinário do Vaticano cita que padres “não devem evitar ou proibir a proximidade da Igreja com as pessoas em todas as situações em que elas possam buscar a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção”.
Biografia
Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres.
Técnico em química, Jorge, escolheu, ainda jovem, o caminho do sacerdócio. Licenciou-se em filosofia, foi professor de literatura e psicologia e, teólogo.
Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, prestes a completar 33 anos. Já como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, em 2001, como cardeal, pelo então papa João Paulo II.
Como arcebispo de Buenos Aires, diocese com mais de 3 milhões de pessoas, elaborou um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização e com foco na assistência aos pobres e aos enfermos.
Francisco foi sucessor do papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado em razão de problemas de saúde. Francisco chegou a presidir o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma homilia em que o comparava a Jesus.
Em meados de 2024, sobre a possibilidade de também ele renunciar, Francisco se referiu ao tema como “hipótese distante”, já que ainda mantinha saúde suficiente para seguir com seu papado. “Não tenho motivos sérios o suficiente para me fazerem pensar em desistir”.
*Com informações da Agência Brasil