Papagaio-verdadeiro é eleito mascote da Escola Livre de Educação Ambiental de Taboão da Serra
Das seis espécies da fauna urbana municipal que foram selecionadas para o concurso, ave foi escolhida com 26,6% dos votos
Escolhido através de votação, Papagaio-verdadeiro é a mascote da Escola Livre de Educação Ambiental
Ana Rodrigues
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEHAB) de Taboão da Serra criou no início deste ano a Escola Livre de Educação Ambiental (ELEA) que, além de ter como propósito o reconhecimento da humanidade na natureza e a natureza na sociedade, também irá estabelecer uma agenda ambiental positiva no município, para além de ações de fiscalização e controle ambiental.
Foi feito um levantamento da fauna urbana, com o intuito de mostrar que a educação ambiental vai muito além de plantar árvores e deste estudo foi descoberto que Taboão da Serra tem muitas aves, mamíferos e animais típicos locais. Daí surgiu a ideia de escolher uma mascote para ser símbolo da ELEA, pensando em fazer essa ligação entre a comunidade e os munícipes, para que escolhessem a representatividade da educação municipal ambiental.
A mascote escolhida, o animal que mais vai de encontro com a empatia dos munícipes e que foi selecionada por votação aberta através do site da Prefeitura de Taboão da Serra foi o Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva). A ave mede entre 35 e 37 centímetros de comprimento, pesa cerca de 400 gramas e alimenta-se de sementes e frutos. A espécie tem como hábito andar em casais ou bandos. Macho e fêmea voam tão juntos um do outro que o casal parece ser uma grande e fabulosa ave de quatro asas.
A bióloga e diretora do Departamento de Meio Ambiente da SEHAB, Ruth Ferreira Ramos explicou que “é muito importante que a população de Taboão da Serra conheça não só a fauna da Mata Atlântica, como também os animais nativos que convivem diariamente com a gente na cidade. As ações de revitalização de praças e o plantio de árvores também são pensados para fornecer abrigo e alimento para esses animais”.
Ao todo foram recebidos 1401 votos, o Papagaio-verdadeiro recebeu 373 votos. Quanto ao grande escolhido, “estamos contentes que a população escolheu o Papagaio-verdadeiro como a mascote que irá nos acompanhar nas atividades da Escola Livre de Educação Ambiental de Taboão da Serra”, contou Ruth.