Parabéns Taboão, você é maior que a politicagem
Por Ramon Guilherme
Parabéns Taboão da Serra, cidade que cresci e moro, 62 anos de independência distrital para atuar como uma prefeitura. Não é pela a instituição que devemos nutrir revolta, a cidade que nos pertence nada tem haver com os gestores que deveriam garantir o exercício dos nossos direitos.
As famílias que comandam e comandaram a máquina pública nessa pequena história, reproduzem os valores cultivados pela elite que tem o poder garantido há séculos. Seguem carreira política com o intuito do enriquecimento e fazem do poder financeiro ferramenta para garantir a manutenção dessa forma de fazer receita e beneficiar seu grupo.
Esse comportamento é típico da politicagem à brasileira, satisfazer interesses ou sentimentos pessoais e retardar, e muitas vezes até deixar de fazer atos de ofício.
Nesse conflito de interesse das elites políticas quem fica pra escanteio é nós da periferia da cidade. Lideranças da quebrada facilmente são cooptadas por emprego ou para serem contemplados com a partilha da máquina pública, escolhem seu grupo pelo grau de interesse e viram os peões nesse xadrez. Claro, minha análise não tem como intuito generalizar, mas pontuar o comportamento preponderante.
E os sintomas são estes que nossa Cidade apresenta na data de seu aniversário em 2021. Transição político sem conduta ética, secretarias perdidas, um monte de problemas que perdem destaque no ego daqueles que livres nomeados se acham os poderosos e tratam os contribuinte e cidadãos mais vulneráveis como os que servem ao governo e não ao contrário. E pior, geralmente não sabem fazer o ofício que lhe foram atribuído, estão pelo trabalho na campanha já pensando na próxima campanha.
E nós da shopping pra cá assistimos, com serviços sucateados, sem espaços de lazer, planejamento urbano e poucas políticas públicas com dever social e humano.
Taboão da Serra, nosso espaço de vivência é muito maior que essa politicagem que nos atrasa. Viva Taboão, viva nossa quebrada!