Passageiros da região reclamam de reajuste na tarifa dos ônibus intermunicipais
Em agosto do ano passado, a EMTU reorganizou o itinerário de quatro linhas da região sudoeste da Grande São Paulo que passavam pela estação Butantã do Metrô
Por Matheus Herbert | Foto: Thiago Neme, Gazeta de São Paulo
Os passageiros da região sudoeste da Grande São Paulo, que utilizam os ônibus intermunicipais, aqueles que ligam as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra à capital paulista, não estão satisfeitos com o reajuste das tarifas que entrou em vigor na última terça-feira. Demora, qualidade dos coletivos e a superlotação foram as principais reclamações dos usuários. O reajuste é de 3,85% a 4,95% dependendo da linha. De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) a porcentagem é menor do que em 2017, quando a tarifa subiu 6,65%.
“Pela manhã é péssimo pegar, eu utilizo o 032 – Itapecerica da Serra/Pinheiros (SP) – e todos os dias vou em pé. Fora que os ônibus não contam com integração e nem um ar condicionado. O valor não corresponde a qualidade do serviço prestado”, disse o garçom, Jorge Sousa de 35 anos e que mora no Jardim Intercap em Taboão da Serra.
Além da qualidade do serviço, os passageiros também questionam a demora dos ônibus. “Pegar os ônibus vazios nós sabemos que não vamos pegar, porém o intervalo deles é muito grande. Dependendo do dia, principalmente final de semana, ficamos até quase 30 minutos no ponto”, disse a dona de casa, Patrícia Silva, de 32 anos e mora no Jardim Pinheirinho, na cidade de Embu das Artes.
A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), que administra as linhas da EMTU, informou através de nota que “o aumento de 12% no combustível foi o que mais pesou na composição do reajuste, que levou em conta também a elevação do custo da mão-de-obra (entre 4% e 4,5%), da manutenção dos veículos (5%), além da inflação acumulada no período e de cláusulas contratuais com as empresas operadoras”.
Passagem
Os valores das tarifas que variam de acordo com a extensão da linha, podem ser consultados na página da EMTU na internet (www.emtu.sp.gov.br).