Passageiros de Cotia têm até dia 31 de outubro para recarregar o Cartão BOM
Após essa data, passageiros podem usar o crédito do cartão até o fim, mas devem emitir o Cartão TOP em substituição para uso nos ônibus e integração com os trilhos
Nesta segunda-feira, dia 31, encerra o prazo de recarga do Cartão BOM comum para moradores das cidades de Cotia, São Roque e Ibiúna. Vale lembrar que passageiros que ainda têm saldo no BOM poderão usar os créditos até o fim. Desde o dia 18 de outubro os ônibus da Danúbio Azul e Raposo Tavares que atuam nos municípios estão habilitados para a aceitação do Cartão TOP (comum e Vale Transporte) nas linhas municipais da cidade. O processo envolveu todas as etapas de preparação de infraestrutura para viabilizar a utilização da Plataforma TOP como novo meio de acesso e pagamento do transporte público nos locais.
Cartão BOM
Caso haja saldo residual igual ou inferior a uma tarifa do transporte regular no cartão BOM, o passageiro pode embarcar no sistema de trilhos do Metrô e CPTM, nos ônibus intermunicipais da EMTU ou nas linhas municipais da cidade, sem qualquer prejuízo. Após essa última utilização, que dá direito ao desconto do restante do valor da passagem e em eventual integração, o cartão BOM é automaticamente cancelado. O saldo de créditos do BOM pode ser consultado nos validadores dos ônibus, ou por atendimento eletrônico da central telefônica, no 11.3888.2200.
Transição para o TOP
Iniciada em 2021, a transição para a Plataforma TOP é uma etapa importante do processo de modernização dos meios de pagamento no transporte público da capital e da região metropolitana de São Paulo. Além de Cotia, cidades como Arujá, Taboão da Serra e Rio Grande da Serra já optaram pela utilização do TOP como sistema de pagamento das linhas de ônibus municipais.
O Cartão TOP pode ser solicitado em mais de 80 lojas credenciadas por toda Capital e Região Metropolitana de São Paulo em locais estratégicos, para que o passageiro tenha facilidade na emissão. Esse pedido é totalmente gratuito. Confira abaixo todos os canais em que o Cartão Top pode ser solicitado:
Agendamento nas lojas: pelo link
Aplicativo TOP: disponível para download nos sistemas Android e iOS, o cadastro via aplicativo TOP é rápido e intuitivo. Após o cadastramento, o passageiro pode optar por retirar gratuitamente o cartão em um dos pontos físicos ou receber em casa pagando uma taxa de entrega no valor de R$ 22,30.
Estações do Metrô e da CPTM: há postos de emissão do cartão TOP nas estações Granja Julieta, São Caetano do Sul (atendimento: de Segunda a Sábado, das 07h às 19h); Prefeito Saladino, Utinga e Consolação (atendimento: de Segunda a Sábado, das 13h às 19h); Belém (atendimento: de Segunda a Sábado, das 06h às 22h) e Jardim Colonial (atendimento: de Segunda a Sábado, das 10h às 16h).
Sobre o TOP
Iniciativa do Governo de São Paulo, o novo cartão TOP é resultado do processo de digitalização dos meios de pagamento para acesso ao transporte público da Capital e Região Metropolitana. Aceito no Metrô, CPTM e ônibus da EMTU, inova ao oferecer para a população a opção de agregar ao cartão as funções de conta digital, cartão de débito e cartão de crédito, democratizando o acesso a serviços financeiros. Além do cartão, o passageiro dispõe do APP TOP para compra do Bilhete Digital QR Code e gerenciamento das demais funções. Para acompanhar todas as novidades do TOP, acesse www.boradetop.com.br. Mais informações e atendimento aos passageiros podem ser solicitados pelo WhatsApp do TOP (11 3888 2200) e via Facebook, Instagram e Twitter (@boradetop).