Patrulha Guardiã Maria da Penha já está operando em Taboão da Serra
A lei n°2265/2017 visa proteger mulheres vítimas de agressões e que estão com medidas protetivas
Taboão já conta com as operações da Patrulha Guardiã para garantir a proteção de vítimas de agressão com medidas protetivas
Por Charles Eliseu
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Taboão da Serra e o Ministério Público, a Patrulha Guardiã Maria da Penha já começou suas operações em Taboão da Serra. Um efetivo de quatro guardas municipais civis e uma viatura já está realizando ações com o objetivo de garantir a proteção das mulheres vítimas de agressão e que têm medidas protetivas.
A ação, que foi criada partir de um projeto de lei de autoria do Executivo e aprovado pela Câmara Municipal, tem a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, através da Guarda Civil Municipal, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Defesa da Mulher.
De acordo com a corregedora da GCM, Dra. Sandra Fidelis, a patrulha irá fiscalizar se as medidas protetivas estão sendo cumpridas. “O papel da GCM é justamente o de fiscalizar se os agressores estão respeitando a decisão judicial de permanecerem afastados das mulheres que foram vitimadas. O efetivo que participará das ações passou por capacitação do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID), do Ministério Público do Estado de São Paulo”, destacou.
O secretário de Segurança e Defesa Social, Walter Paulo, parabenizou o prefeito Fernando Fernandes pela dedicação e pioneirismo. “Nossa cidade é uma das poucas nesta região que tem este trabalho, que é fundamental para dar mais segurança e efetividade às medidas de proteção às mulheres”.