Paulo Félix quer implantar o programa “Acessa São Paulo” em Taboão
ACERVO DO PORTAL O TABOANENSE – MATÉRIA PUBLICADA EM OUTUBRO DE 2003
O vereador Paulo Félix anunciou nesta semana que o seu site recebeu, em seis meses, três mil visitas. O projeto de criar um gabinete eletrônico surgiu no começo de 2000 e foi concretizado após um minucioso e detalhado estudo sobre os moradores que acessam a internet.
Dados dos próprios provedores mostram que Taboão da Serra possui cerca de sete mil pessoas conectadas na rede mundial de computadores, número pequeno se comparado aos 213 mil moradores da cidade. “Acredito que com projetos como o Acessa São Paulo, do Governo do Estado, o número de usuários possa triplicar em menos de um ano”, garantiu Paulo Félix.
Desde o início de 2002 o Programa Acessa São Paulo vem sendo implantado nos municípios do interior e litoral do Estado, em postos chamados Infocentros Municipais, que são montados em parceira com as Prefeituras, sendo instalados em locais como as Bibliotecas Públicas. Também é possível a instalação em entidades civis sem fins lucrativos. Cada Infocentro contém equipamentos de informática (micros, impressora, scanner, etc.) em um número proporcional ao tamanho da população do município.
“Nesta semana protocolei um requerimento na Câmara que será enviado para o Secretário da Casa Civil, que é o responsável pelo projeto, manifestando a intenção de Taboão da Serra também fazer uma parceria com o Governo do Estado”, disse. “Estamos empenhados em trazer para nossa cidade o acesso gratuito a internet, essa é a melhor forma de incluir as pessoas no mundo digital”, finalizou Paulo Félix que disse que irá procurar a deputada Analice Fernandes para intervir em favor da cidade.
Os Infocentros Municipais funcionam em horários determinados pelas Prefeituras ou entidades responsáveis, permitindo o acesso gratuito a todo conteúdo legal disponível na Internet, principalmente aos serviços e informações governamentais on-line. Em todos os Infocentros sempre há pelo menos um funcionário treinado para atender e auxiliar o público interessado, mesmo as pessoas que não têm qualquer conhecimento de navegação na Internet.
Até hoje o Programa já possibilitou cerca de quatro milhões e oitocentos mil acessos em todo o Estado de São Paulo. Taboão da Serra pode ser a primeira cidade da Grande São Paulo a ter o programa implantado.
» A grafia da matéria segue conforme as regras ortográficas da época da publicação