Pelo 3º ano consecutivo, Taboão da Serra cancela tradicional procissão de Corpus Christi com tapetes nas ruas
A tradicional procissão de Corpus Christi de Taboão da Serra pelas ruas enfeitadas com tapetes ornamentais não irá ocorrer nesta quinta-feira, dia 16. O evento, que acontece no município há mais de 20 anos, foi cancelado pelo terceiro ano consecutivo por conta da pandemia do novo coronavírus.
O advogado Alexandre Depieri, um dos responseis pela montagem dos tapetes, falou com a reportagem do Portal O Taboanense sobre o cancelamento do evento pelo terceiro ano. Ele explicou que o “conselho paroquial decidiu que ainda nesse ano não iremos fazer nem os tapetes e nem a procissão”.
“Infelizmente estamos vivendo, ainda, um período pandêmico, reflexo do que nós tivemos nos dois últimos anos. Ainda neste ano por precaução nós não estamos fazendo algumas atividades que envolveriam muitas pessoas, como é a confecção dos tapetes e as procissões, justamente em respeito à saúde e a preservação daqueles que queiram ainda ficar no isolamento, no afastamento e no cuidado”, explicou Depieri.
No Santuário Santa Terezinha haverá seis missas nesta quinta-feira, com a primeira começando às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h e a última às 20h.
História
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no país desde a chegada dos portugueses.