Pessoas com deficiência tem 12ª Ação de Orientação neste sábado em Taboão
O evento gratuito acontece no Colégio Sal da Terra, no Jd. Roberto, das 10h às 17h, no sábado, dia 24
Neste sábado (25), em iniciativa que se revela uma grande celebração da inclusão, pessoas com deficiência e familiares da região terão um dia de muita prestação de serviço e entretenimento na 12ª Ação de Orientação do Gape (Grupo de Apoio à Pessoa Especial) e 8ª UniDiversidades, no Colégio Sal da Terra, em Taboão da Serra, das 10h às 17h. Gratuito, o evento terá muita informação sobre direitos e oportunidades, histórias de determinação e sucesso e atrações culturais.
Aguardada com grande expectativa e ansiedade, com participação também de entidades do público-alvo, a ação conta a cada ano com convidados especiais, entre eles do esporte – que não deixa de fazer parte da vida das pessoas com deficiência, pelo contrário. A medalhista paralímpica de bocha adaptada Evani Calado, atleta de Taboão, compartilhará com o público a trajetória de supercampeã, após apresentação de abertura de um coral em Libras (língua de sinais).
Com uma repleta programação, o evento terá as palestras “Emprego apoiado”, com a pedagoga, mãe e ativista há 30 anos Maria Rosimar, e “Processo de inclusão profissional de pessoas com deficiência”, abordado pela coordenadora nacional do Programa Ágora Brasil, a psicóloga Fernanda Simidamore. Terá a apresentação do conselheiro Richard Moreira, que falará sobre a importância da “participação cidadã” no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Grandes exemplos de superação e autonomia, em aprendizado e vitória sobre a limitação, Roseli Behacker e Nélio Nuno falarão sobre o universo dos indivíduos com deficiência visual. A ação terá também bastante cultura e lazer com números como a apresentação do coral e dança do Centro de Reabilitação Social Renato Phillipe e show musical do Ciadeva (Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual) e das crianças e adolescentes do Projeto “Música É Demais”.
Não acabou. Em valorização da cidadania e realce da autoestima, o evento terá ainda atividades simultâneas como consulta com advogado, orientação de saúde com enfermeira, informações sobre o programa “Diálogos de adoção – do passo a passo ao abraço”, com a Comissão de Direito à Adoção da OAB de Embu das Artes, massagem quick, corte de cabelo masculino com profissional, fotografia e maquiagem feminina para as pessoas com deficiência, e presentes.
“É com muita alegria que o Gape e UniDiversidades realizarão uma ação voltada às pessoas com deficiência, seus familiares, profissionais na área de inclusão e interessados. Nosso objetivo é proporcionar um dia muito diferente, especial, de quebra de paradigmas sobre as pessoas com deficiência, apresentando para a sociedade a real potencialidade de todos. Imperdível. Você e o nosso convidado especial”, diz a idealizadora Angela Oliveira, do Gape.
SERVIÇO
12ª Ação da Pastoral do Gape e 8ª UniDiversidades de Orientação às Pessoas com Deficiência e familiares
Quando: Neste sábado, dia 25, 10h às 17h, gratuito
Onde: Colégio Sal da Terra (rua Assembleia de Deus, 12, Jardim Roberto, próximo ao ginásio Zé do Feijão, na região do Pirajuçara, Taboão da Serra)
Informações.: (11) 99700-0157