Pista expressa da Marginal Pinheiros será interditada por 60 dias
Bruno Hoffmann, da Gazeta de S. Paulo
A Pista Expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, será parcialmente interditada em dois trechos a partir das 7h desta terça-feira (25), para obras da Linha 17 Ouro do Metrô, o Monotrilho, com duração prevista de 60 dias. O primeiro bloqueio será feito após a rua Engenheiro Mesquita Sampaio e o segundo, após a Ponte do Morumbi, na Chácara Santo Antônio, na zona sul da Capital.
Veja os pontos de interdição, de acordo com a prefeitura:
– Trecho 1 – Período Integral: Pista Expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, faixa da esquerda, trecho de 240 metros a partir da rua Eng. Mesquita Sampaio;
– Trecho 2 – de segunda a sábado, das 7h às 18h00: Pista Expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, faixa da esquerda, trecho de 150 metros a partir da Ponte do Morumbi (Caio Pompeu de Toledo).
O trânsito será canalizado para as faixas da direita, no dois trechos. As informações são da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Desde 2014 os paulistanos poderiam estar circulando pela cidade por meio da Linha 17-Ouro, que deveria ligar o Aeroporto de Congonhas ao Morumbi, passando por outras linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Por má gestão e por inúmeros recursos na Justiça, as obras seguem caminhando a passos lentos.
O primeiro trecho da linha 17-Ouro do monotrilho deveria ter 17,7 quilômetros. Agora, cerca de 10 km menor, a previsão é de o sistema transportar 171.150 pessoas por dia. De acordo com o “Diário do Transporte”, portal especializado em transporte público da Capital, a demanda prevista para ser atendida é a de uma faixa comum para ônibus, mas o custo é bem semelhante a de um metrô de alta capacidade.
Quando estiver pronta, a Linha 17-Ouro ligará o Aeroporto de Congonhas com a malha de transporte sobre trilhos de São Paulo. Com oito estações, a linha terá integrações com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na estação São Paulo- Morumbi e com a Linha 5-Lilás do Metrô na estação Campo Belo. Quando estiver pronta.