Pitangueira, a árvore símbolo de Taboão da Serra
Seu Zeca em sua charrete em frente a sua venda, no Largo do Taboão, onde hoje é o Extra. Logo atrás, é possível ver a pitangueira, árvore símbolo de Taboão da Serra (Foto: Acervo Waldemar Gonçalves)
〉 Eduardo Toledo, especial para o Portal O Taboanense
Para muitos moradores, principalmente os mais antigos, a Pitangueira é considerada a árvore símbolo do município. Conta a história que a nossa cidade cresceu em torno da Pitangueira do Seu Zeca, um dos personagens mais importantes da história de Taboão da Serra.
José André de Moraes, Seu Zeca, foi um comerciante e político influente o início da história de Taboão da Serra. Dono do primeiro armazém da cidade, que funcionava no Largo do Taboão, onde hoje está instalado o hipermercado Extra, seu comércio era referência para os moradores e viajantes que passavam pela estrada de terra em direção ao Sul do país.
A história da Pitangueira remete há mais de 65 anos, quando a esposa do Seu Zeca, Catarina de Oliveira Moraes, deu de presente e plantou a Pitangueira que cresceu junto com Taboão da Serra. O armazém ficava em frente a antiga igreja, que foi demolida, no tempo em que a estrada nem era asfaltada.
A árvore emprestava sua sombra e seus frutos aos frequentadores do local. Era no seu tronco que os cavalos, principal meio de transporte de então, eram amarrados enquanto seus donos faziam suas compras e colocavam a conversa em dia. Na saída, eles se deliciavam com os frutos saborosos gentilmente cedidos pela graciosa Pitangueira.
A árvore símbolo da cidade foi removida do seu local original. Com a duplicação da BR-2, hoje Régis Bittencourt, a Pitangueira do Seu Zeca precisou ser removida. Pela sua importância histórica depois de muita discussão, que inclusive chegou a ser debatida na Câmara Municipal, a árvore foi replantada ao lado da casa paroquial na Igreja Santa Terezinha, onde está até hoje, lembrando a todos que Taboão da Serra cresceu ao redor dela. Calcula-se que a Pitangueira tenha mais de 70 anos.
Em 2008, a prefeitura e o Shopping Taboão realizaram um evento onde uma muda foi plantada no Largo do Taboão, simbolizando a antiga árvore que precisou ser removida na década de 70 para a ampliação da rodovia Régis Bittencourt. Um projeto do vereador Olívio Nóbrega foi aprovado na Câmara Municipal oficializando a Pitangueira como árvore símbolo de Taboão da Serra. O ex-prefeito Armando Andrade também escreveu sobre a árvore.
Em 2008, a prefeitura de Taboão da Serra fez uma homenagem e plantou uma nova pitangueira em memória a José André de Moraes, o Seu Zeca, criando um marco histórico, mostrando que foi no Largo do Taboão que a cidade surgiu. A árvore não durou muito tempo, alvo de vandalismo, ela foi arrancada dois anos depois.