Pitangueira é replantada e marco histórico é criado no Largo do Taboão
O culto à memória de Taboão da Serra foi o grande destaque dos 49 anos da cidade, comemorados nesta terça-feira, dia 19. A prefeitura plantou uma nova pitangueira em homenagem a José André de Moraes, o Seu Zeca, um dos primeiros moradores da cidade e emancipador do município. A prefeitura também criou um marco histórico, mostrando que foi no Largo do Taboão que a cidade surgiu.
A pitangueira original foi plantada em 1934, pela esposa do seu Zeca, em frente a única venda da região. Nesta época, Taboão não era município, ainda se chamava Vila Poá e pertencia a Itapecerica da Serra. O local era ponto de encontro dos poucos moradores e dos inúmeros viajantes que passavam em direção ao Sul do país. Os cavaleiros amarravam seus cavalos na pitangueira enquanto descansavam da exaustiva viagem ou durante animadas partidas de dominó.
Nelson, filho do Seu Zeca, replanta árvore no Largo da cidade
Participaram do evento que inaugurou o marco histórico e o plantio da pitangueira o prefeito Evilásio Farias, os ex-prefeitos Armando Andrade e Ary Dáu, o vereador Olívio Nóbrega, diversos secretários municipais e parentes do Seu Zeca, inclusive o seu filho, Nelson e sua nora Dona Raquel. Figuras ilustres da história de Taboão da Serra como Seu Natalino Tedesco e Antônio De Marco também estavam presentes durante a homenagem.
Evilásio Farias falou sobre a importância de se preservar a memória da cidade e disse que a prefeitura vai continuar investindo em na recuperação da história de Taboão. "Essa árvore não é uma simples árvore, ela faz parte da árvore genealógica da nossa cidade, a Pitangueira do Seu Zeca é testemunha ocular de tudo que aconteceu em Taboão da Serra".
Seu Nelson lembrou que com a chegada do progresso e a ampliação da Régis Bittencourt a pitangueira acabou ficando no meio da rodovia e precisou ser transferida para o pátio da igreja Santa Terezinha. "Ela está lá até hoje e ainda dá frutos", disse.
O ex-prefeito Armando Andrade contou sobre a remoção da árvore. "Quando a rodovia foi duplicada, a pitangueira precisava ser removida, fizemos um enorme buraco para retirá-la sem danificar suas raízes e a transferimos com a ajuda de uma retroescavadeira, que a levou até a igreja".
A nova pitangueira que foi plantada no Largo do Taboão tem mais de dois metros de altura, já está produzindo frutas e foi doada pelo Shopping Taboão, que vem participando de todas as atividades relacionadas ao resgate da memória taboanense. Além dessa árvore, o Shopping doará mais mil mudas de pitanga que serão plantadas em praças e parques da cidade.
Placa
O texto que estará escrito na placa e que ficará como marco histórico do surgimento da nossa cidade é o seguinte:
Aqui no Largo de Taboão, ao redor da Pitangueira do Seo Zeca, nasceu e cresceu a cidade de Taboão da Serra. Durante muitos anos a árvore foi ponto de encontro e referência para quem passava ou morava na região.
A prefeitura e o Shopping Taboão prestam uma homenagem, nesta data especial, onde é comemorado os 49 anos da cidade, plantando uma nova Pitangueira para homenagear os nossos emancipadores, os primeiros moradores de Taboão da Serra e todos aqueles que amam cada pedacinho desta cidade.