Plataforma TOP possibilita a compra antecipada do bilhetes de forma fácil e rápida pelo celular
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
O transporte público paulista oferece uma ampla malha de trilhos e pneus para pessoas que precisam cruzar diariamente a capital paulista e a região metropolitana, e a forma de comprar os bilhetes de acesso às linhas do Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais da EMTU passou por grandes mudanças a partir de 2020 em virtude da Plataforma TOP. Essa mudança proporciona, para milhões de usuários, uma comodidade importante: comprar o bilhete e crédito de forma fácil, antecipada e, principalmente, via celular por meio do APP TOP e do WhatsApp TOP.
Essas duas ferramentas no smartphone permitem à população ter um controle diário e até mesmo mensal dos custos com o transporte público com mais facilidade, e a aquisição dos bilhetes pode ser feita de qualquer local, incluindo a porta da estação, na casa dos usuários, a caminho do trabalho e em diversos outros momentos.
Veja o passo a passo de compra do bilhete TOP em canais digitais:
Aplicativo TOP: Disponível para os sistemas Android e iOS, o APP TOP pode ser baixado rapidamente no Google Play ou na Apple Store, sendo necessário apenas fazer cadastro e criar senha de acesso. O aplicativo permite recarga do cartão TOP e a compra de bilhetes com diferentes opções de pagamento: cartão de crédito, cartão de débito e PIX (código gerado no ato da compra para pagar no aplicativo do banco). Após a conclusão da compra, os bilhetes já ficam disponíveis para uso no aplicativo, tanto online como offline.
O APP TOP também controla todas as funções banking, caso o passageiro tenha o Cartão TOP Mastercard, e possibilita que usuários tracem o destino e itinerários de ônibus, metrô e trens, além de acessar outros benefícios disponibilizados no app.
WhatsApp Oficial TOP: Para comprar bilhetes, basta enviar um ‘oi’ para o número 11 3888-2200 e seguir as orientações. O pagamento é feito por PIX no aplicativo do banco e o QR Code de cada passagem adquirida é enviado automaticamente ao WhatsApp do comprador, servindo como bilhete digital a ser mostrado no leitor de QR Code instalado nas catracas. Durante o processo de compra, é sempre importante observar se há o sinal de verificação do WhatsApp para ter certeza de que está conversando com o assistente virtual oficial do TOP.
Além do APP TOP e do WhatsApp TOP, a Autopass, maior empresa privada do País de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica, responsável pelo TOP, oferece também as máquinas de autoatendimento para compra de bilhetes nas estações do Metrô, CPTM, ViaMobilidade e ViaQuatro, além de 8 mil pontos comerciais espalhadas pela capital e RMSP. Já em parceria com o Google, o TOP está disponível dentro do Wallet para usuários de celulares com Android.
Carteira do Google
Recentemente o bilhete TOP também passou a ser disponibilizado na Carteira do Google. Por lá é possível comprar e armazenar o seu bilhete para embarque na CPTM e no Metrô. Se você usa o sistema operacional Android em seu celular e quer saber mais, acesse ao vídeo com o passo a passo:
Para mais informações sobre o TOP, acesse a Central de Ajuda no https://ajuda.boradetop.com.br. Você também pode ser atendido via WhatsApp TOP, no 11 3888 2200, Facebook, Instagram e Twitter no (@boradetop).
Sobre o TOP
Iniciativa do Governo de São Paulo, o novo cartão TOP é resultado do processo de digitalização dos meios de pagamento para acesso ao transporte público da Capital e Região Metropolitana. Aceito no metrô, trens e ônibus da EMTU, inova ao oferecer para a população a opção de agregar ao cartão as funções de conta digital, cartão de débito e cartão de crédito, democratizando o acesso a serviços financeiros. Além do cartão, o passageiro dispõe do app TOP para compra do Bilhete Digital QR Code e gerenciamento das demais funções. Para acompanhar todas as novidades do TOP, acesse www.boradetop.com.br. Mais informações e atendimento aos passageiros podem ser solicitados pelo WhatsApp do TOP (11 3888 2200) e via Facebook, Instagram e Twitter (@boradetop).